Sumários

O Processo de Hominização

10 Outubro 2022, 08:30 Luís Jorge Rodrigues Gonçalves

O processo de hominização e cultura material


Conceito de Arte e de Cultura Material

3 Outubro 2022, 08:30 Luís Jorge Rodrigues Gonçalves

Conceito de arte e de cultura material em diferentes perspetivas


A História da Arte como disciplina científica

26 Setembro 2022, 08:30 Luís Jorge Rodrigues Gonçalves

Conceito de história, a partir de Marc Bloch, Paul Veyne e Jacques Le Goff

O conceito de Tempo na História
O Tempo Mítico e o Tempo Científico
o tempo Mítico em Claude Lewis Strauss
Os Tempos de Fernand Braudel





Apresentação do programa

19 Setembro 2022, 08:30 Luís Jorge Rodrigues Gonçalves

Apresentação do programa. 

Objetivos
Conteúdos
Metodologia
Avaliação
Bibliografia 
Apoio aos alunos   


História da Arte e Cultura Material

History of Art and Material Culture

 

 

Anos letivos

Academic years

2022-2023

Grau de ensino

Degree

Licenciatura

Bachelor of Arts

Duração

Duration

Semestral

Semestral

Horas de contacto

Student workload

(T 42 + OT 21 horas)

(T 42 + OT 21 horas)

ECTS

(6 ECTS)

Nível

Level

I*

Professor

Professor

Luís Jorge Gonçalves

 

*Esta unidade curricular é de nível I. Deverá ser frequentada preferencialmente no início do percurso académico por se tratar de uma disciplina com grau de complexidade e exigência introdutórios.

 *This is a level I unit. It should preferably be attended at the beginning of one's academic course as it is a subject with a reduced level of complexity and requirement.

 

PROGRAMA CURRICULAR

COURSE UNIT CONTENT

 

 

 

1     Objetivos de Aprendizagem

Intended learning outcomes

 

Trata-se de uma disciplina de confluência entre saberes: história da arte, antropologia, design, artes, arqueologia, história, economia, arquitetura, engenharia e medicina, entre outras.

Neste sentido, procura-se responder às seguintes questões:

1. Como o homem foi concebendo artefactos capazes de responder às suas necessidades quotidianas?

2. Por outro lado, como foram as formas artísticas capazes de responder a necessidade espirituais?

3. Qual a relação entre artefactos, arte e as pessoas?

4. De que modo os artefactos estão implicados na construção, manutenção, e transformação de identidades sociais e culturais?

Pretende-se com esta disciplina:

1. Contribuir para o enriquecimento e valorização da memória visual dos futuros profissionais da imagem, do “fazer artístico” e do design;

2. Desenvolver a capacidade de leitura da imagem e dos objetos no tempo/espaço;

3. Enquadrar as imagens no contexto das sociedades que as produziram

 

It is a discipline of confluence between knowledge: art history, anthropology, design, arts, archeology, history,

economics, architecture, engineering and medicine, among others.

In this sense, we try to answer the following questions:

1. How was man conceiving artifacts capable of responding to his daily needs?

2. On the other hand, how were artistic forms capable of responding to spiritual need?

3. What is the relationship between artifacts, art, and people?

4. How are artifacts involved in building, maintaining, and transforming social and cultural identities?

It is intended with this discipline:

1. To contribute to the enrichment and enhancement of the visual memory of future professionals of the image, of the "artistic make" and of the design;

2. Develop the ability to read the image and objects in time / space;

3. Framing the images in the context of the societies that produced them.

 

2     Conteúdos Programáticos

Syllabus

 

1.História da Arte e Cultura Material como disciplinas científicas

2.Sociedades de caçadores-recolectores

2.1.Processo de hominização e cultura material

2.2.Emergência das Artes Plásticas no processo de hominização

2.3.Comunidades isoladas ou semi-isoladas contemporâneas, seus recursos e design

3. Arte e cultura material das primeiras comunidades produtoras

3.1.Novos produtos, novos materiais e novas linguagens plásticas

4.A arte e cultura material das primeiras civilizações

4.1. Comparação da arquitetura, pintura, escultura e design nas primeiras civilizações

4.2.A civilização Egípcia: arquitetura, pintura, escultura e design

5.Arte e Cultura Material na cidade Antiga

5.1.Formação da arte grega

5.2.Arte grega: arquitetura, pintura, escultura e design

5.3.Expansão do modelo grego

5.4.Arte romana e suas raízes: arte e design no quotidiano

6.Arte e Cultura Material na cidade de Deus

6.1.Arte e Cultura Material na Alta Idade Média

6.2.Arte e Cultura Material na Baixa Idade Média

 

1. History of Art and Culture Material as scientific disciplines

2.1. Process of hominization and material culture

2.2. Emergence of the Plastic Arts in the process of hominization

2.3. Contemporary isolated or semi-isolated communities, their resources and design

3. Art and material culture of the first producing communities

3.1. New products,new materials and new plastic languages

4. The art and material culture of early civilizations

4.1. Comparison of architecture, painting, sculpture and design in early civilizations

4.2. Egyptian civilization:architecture, painting, sculpture and design

5. Art and Culture Material in the ancient city

5.1. Formation of Greek art

5.2. Greek art: architecture, painting, sculpture and design

5.3. Expansion of the Greek model

5.4. Roman art and its roots:art and design in everyday life

6. Art and Culture Material in the city of God

6.1. Arts and Culture Material in the High Middle Ages

6.2. Arts and Culture Material in the Middle Ages

 3  —   Metodologias de Ensino e Avaliação

Teaching and Evaluation Methodologies

 

A escassa carga horária da cadeira impôs uma metodologia assente no Método Expositivo.

Os conteúdos do programa serão ainda fortemente apoiados no comentário a imagens.

Haverá ainda nas aulas espaço ao debate.

A avaliação com três provas obrigatórias, na assiduidade (10%) e participação dos alunos (10%).

A primeira prova obrigatória (20%) teste sobre o capítulo “Iconografia e a Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença” do livro de ERWIN PANOFSKY. O significado nas artes visuais. Lisboa: Presença, 1989 e sobre o livro

De MICHEL DE CERTAEU. A Invenção do cotidiano. Editora Vozes, 1989.

A segunda prova obrigatória (30%) teste sobre o livro LEWIS-WILLIAMS, David. The mind in the cave. Consciousness and the origins of Art. London: Thames & Hudson, 2002 e sobre o livro CLIFFORD GEERTZ. Interpretação das culturas. LTC, 1989.

A terceira prova de avaliação é um teste sobre toda a matéria.

Dispensam de comparência à avaliação final os alunos com classificação média igual ou superior a 12 valores obtida em avaliação periódica.

Só são admitidos à avaliação final os estudantes com classificação média igual ou superior a 8 valores obtida em avaliação periódica.

A Avaliação Final consiste num teste escrito e terá a ponderação de  10%.

As classificações dos elementos de avaliação são expressas na escala numérica inteira de zero (0) a vinte (20).

 

The low hour load of the chair imposed a methodology based on the Expositive Method.

The contents of the program will still be strongly supported in the commentary to images.

There will also be room for discussion in class.

Assessment with three compulsory tests, attendance (10%) and student participation (10%).

The first mandatory test (20%) test on the chapter "Iconography and Iconology: an introduction to the study of Renaissance art" from ERWIN PANOFSKY's book. Meaning in the visual arts. Lisbon: Presence, 1989 and on the book by MICHEL DE CERTAEU. The Invention of everyday life. Editora Vozes, 1989.

The second mandatory test (30%) test on the book LEWIS-WILLIAMS, David. The mind in the cave. Consciousness and the Origins of Art London: Thames & Hudson, 2002 and on the book CLIFFORD GEERTZ. Interpretation of cultures.

LTC, 1989.

The third test is a test on the whole subject.

Students with an average grade of 12 or higher obtained in periodic evaluation are absent from the final evaluation.

Only students with an average grade of 8 or higher obtained in periodic assessment are admitted to the final evaluation.

The Final Assessment consists of a written test and will have a weighting of 10%.

The classifications of the elements of evaluation are expressed in the whole numerical scale of zero (0) to twenty (20).

 

4     Bibliografia Recomendada

Recommended Bibliography

 

Argan, Giulio Carlo / Fagiolo, Maurízio (1994). Guia de História da Arte. Lisboa: Estampa.

Certaeu, Michel de (1989). A Invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: LTC.

Clottes, Jean / Lewis-Williams, David (1996). Les chamanes de la préhistoire. Paris: Seuil

Geertz, Clifford (1989). Interpretação das culturas. Rio de Janeiro.

Gombrich. E.H. (2005). A história da arte. Lisboa: Público.

Huyghe, René -dir.- (1957-1961). El arte y el hombre. Barcelona: Planeta, 3 vols [existe a edição francesa na biblioteca.

Os textos introdutórios a cada capítulo, da autoria de René Huyghe, foram traduzidos para português com o título:

Sentido e destino da arte, Lisboa: Edições 70, 1986, 2 vols.].

Janson, Anthony F. / Janson, Horst Woldemar -ed.- (2010). A Nova História da Arte de Janson: a tradição ocidental.

Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Lewis-Williams, David (2002). The mind in the cave. Consciousness and the origins of Art. London: Thames & Hudson.

 5 — Assistência aos alunos

5- Student Assistance

 

O atendimento para esclarecimento de dúvidas será às segundas-feiras das 15.30 às 16.30 h. no gabinete de Ciências da Arte e o email de contato para marcação antecipada será: apoioaulasfbaul@gmail.com

 

The answer to clarify doubts will be on Mondays from 3.30 pm to 4.30 pm. in the Office of Art Sciences and the contact email for advance marking will be:

apoioaulasfbaul@gmail.com