Sumários
Santa Rita Pintor, Almada Negreiros e o Futurismo português
26 Abril 2024, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A formação Académica de Santa Rita e as provas de bolseiro. Santa Rita e o futurismo. Definição de estratégias. A Dimensão performativa e provocatória a inspiração futurista. A relação com Orpheu e a edição do Portugal Futurista. A sessão futurista. As cumplicidades com Almada Negreiros. Carlos Porfírio e o futurismo no Algarve.
Bibliografia geral:
- AA.VV.; História da Arte Portuguesa – 3ºvolume (direcção de Paulo Pereira), Lisboa: Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1996.
- AA.VV.; Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX (Volumes 15-20) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
- DIAS, Fernando Rosa, Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa Entre-Guerras (1914-1940), Lisboa: Campo da Comunicação, 2011.
- FRANÇA, José-Augusto; A Arte em Portugal no século XX (1911-1961), Lisboa: Bertrand Editora, 1991, 3ª edição acrescentada; 1974, 1ª edição).
- Museu do Chiado. Arte Portuguesa. 1850-1950, Lisboa: Instituto Português dos
Museus, Museu do Chiado, 1994.
A arquitetura portuguesa do séculos XIX e de início do XX.
26 Abril 2024, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
A arquitetura portuguesa do século XIX e de início do XX. Revivalismos, ecletismo e estilo beaux-arts. O neomanuelino e o neoárabe. Eldsen, Tomás da Fonseca, James Knowles, Benett, Cinatti, Rambois, Bigaglia, Manini e Dias da Silva. José Luís Monteiro, Adães Bermudes e Ventura Terra.
Introdução à geração de Orpheu e Portugal Futurista. O caso de Amadeo de Souza-Cardoso.
19 Abril 2024, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Introdução à geração de Orpheu: as edições de Orpheu e Portugal Futurista e o seu círculo de artistas. Os regressos de Paris com a primeira Guerra Mundial. Introdução a Amadeo de Souza-Cardoso e as suas primeiras fases. As primeiras pinturas. O afastamento do grupo de portugueses e o assumir das vanguardas. O envolvimento na exposição Armory Show. Fase de mudança e o retorno a Manhufe: a experiência dos «ismos». As exposições individuais de 1916: abstracção versus futurismo. A importância da última fase de Amadeo: a síntese dos «ismos». A difícil recepção póstuma da obra de Amadeo e a tardia mitificação – os paradoxos do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso instituído pelo Secretariado de Propaganda Nacional de António Ferro.
Bibliografia geral:
- AA.VV.; História da Arte Portuguesa – 3ºvolume (direcção de Paulo Pereira), Lisboa: Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1996.
- AA.VV.; Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX (Volumes 15-20) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
- DIAS, Fernando Rosa, Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa Entre-Guerras (1914-1940), Lisboa: Campo da Comunicação, 2011.
- FRANÇA, José-Augusto; A Arte em Portugal no século XX (1911-1961), Lisboa: Bertrand Editora, 1991, 3ª edição acrescentada; 1974, 1ª edição).
- Museu do Chiado. Arte Portuguesa. 1850-1950, Lisboa: Instituto Português dos
Museus, Museu do Chiado, 1994.
A escultura e os monumentos no romantismo.
19 Abril 2024, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
A escultura e os monumentos no romantismo. Vítor Bastos e o monumento a Camões. Os monumentos a D. Pedro IV e aos Restauradores. A escultura de Anatole Calmels.