Sumários
Introdução ao Naturalismo. Marques de Oliveira e Silva Porto. Grupo do Leão. A pintura de José Malhoa. O caso de Columbano. Outros pintores do naturalismo. O caso de Henrique Pousão.
15 Março 2024, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Silva Porto e Marques de Oliveira em Paris. O regresso e os percursos artísticos. O Grupo do Leão: o grupo e as exposições. Análise do quadro de Columbano d’«O Grupo do Leão». Os pintores do Grupo do Leão. António Ramalho e João Vaz. Malhoa e o naturalismo: as diferenças com o projecto de Silva Porto. Os ícones de O Fado e Os Bêbados. Os costumes. Outros Géneros: pintura de História e Retrato. A Pintura de Columbano. Outros pintores da geração naturalista: Alfredo Keil, Artur Loureiro, Ernesto Condeixa, Sousa Pinto. O caso Henrique Pousão: a biografia artística e o seu peculiar lugar estético entre o naturalismo português, o impressionismo francês e os macchioli italianos.
Bibliografia geral:
- FRANÇA, José-Augusto; A Arte portuguesa de Oitocentos, Lisboa, Instituto da Cultura e Língua Portuguesa, 1979.
- FRANÇA, José-Augusto; A Arte em Portugal no século XIX (2 volumes), Lisboa: Bertrand Editora, 1990.
- Catálogo: A Arte Portuguesa do Século XIX, Lisboa; Instituto Português do Património Cultural; Palácio da Ajuda, Antiga Galeria de Pintura do Rei D. Luís, Março-Maio 1988 (textos de José-Augusto França e Lucília Verdelho da Costa).
- Museu do Chiado. Arte Portuguesa. 1850-1950, Lisboa: Instituto Português dos Museus, Museu do Chiado, 1994
As igrejas da Lisboa pombalina. A basílica da Estrela e o palácio de Queluz. Consequências do urbanismo pombalino.
15 Março 2024, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
As igrejas da Lisboa pombalina. A basílica da Estrela e o palácio de Queluz, como contrapontos à Lisboa de Pombal: arquitetos, programas iconográficos e formais. Consequências do urbanismo pombalino: o Porto dos Almadas e Vila Real de Santo António: protagonistas e discursos urbanísticos.
O urbanismo e a arquitetura pombalina.
13 Março 2024, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
O urbanismo e a arquitetura pombalina. O terramoto, metodologia e os planos de reconstrução. Manuel da Maia, Eugénio dos Santos e Carlos Mardel. A arquitetura pombalina: fontes e soluções técnicas.
A azulejaria barroca e rococó em Portugal.
8 Março 2024, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
A azulejaria barroca em Portugal: formas e iconografia. Os ciclos da grande produção e os mestres. A azulejaria rococó.
Situações pré-românticas. Introdução ao estudo do romantismo nas Artes Visuais em Portugal
8 Março 2024, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Introdução ao Romantismo: Auguste Roquemont e a escola de pintura de costumes do Porto. A pintura de Lupi. O início da caricatura: a caricatura antes de Rafael Bordalo Pinheiro. Introdução ao Naturalismo. Cinco Artistas em Sintra de Cristino da Silva. A arquitectura e os jardins românticos. A Geração romântica.
Bibliografia geral:
- FRANÇA, José-Augusto; A Arte
portuguesa de Oitocentos, Lisboa, Instituto da Cultura e Língua
Portuguesa, 1979.
- FRANÇA, José-Augusto; A Arte em
Portugal no século XIX (2 volumes), Lisboa: Bertrand Editora, 1990.
- Catálogo: A Arte Portuguesa do Século XIX, Lisboa; Instituto Português do Património Cultural; Palácio da Ajuda, Antiga Galeria de Pintura do Rei D. Luís, Março-Maio 1988 (textos de José-Augusto França e Lucília Verdelho da Costa).
- Museu do Chiado. Arte Portuguesa. 1850-1950, Lisboa:
Instituto Português dos Museus, Museu do Chiado, 1994