Sumários
Desenho directo / Espaço negativo. Método da lateralidade.
20 Novembro 2017, 17:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Enquadramento teórico aos processos do Desenho Directo. O método autográfico: desenvolvimento gráfico individual apoiado na observação directa das formas e
modelos da natureza (Cfr. J. J. Rousseau: ver/conhecer pelo desenho).
O método natural de K. Nicolaïdes (The Natural Way to Draw). Aspectos essenciais: o valor expressivo da forma, o papel da intuição, o espaço háptico, o desenho
táctil, o estudo da gestualidade, o desenho modificado de contorno, o desenho de contorno rápido, a modelação, peso e massas.
O método da lateralidade de Betty Edwards (Drawing on the Right Side of the Brain): Estimulação do lado perceptivo livre de instruções cognitivas ou
condicionamentos racionais no acto de desenhar. As 5 competências/percepções do desenho. Comparação entre as características cognitivas e perceptivas a
plicadas aos modos de desenhar. Modos de ver e conhecer: “L-mode” vs “R-mode”.
O desenho directo. A percepção de contornos; a lenda de Dibutades e a primeira condição do desenho: linha, contorno, silhueta, representação, forma (positiva e
negativa). A percepção de contornos e a sua tradução em registo directo; o conceito albertiano de “circunscrição”; a interpretação analógica da forma pela linha:
espaço positivo e negativo.
Exercícios direccionados: interpretação dos elementos visuais enquanto entidades puramente formais; percepção de espaços negativos; indiferenciação entre
figura e fundo. Alternância entre proximidade e distância: perto vs longe; detalhe vs silhueta; espaço negativo vs positivo. (1 desenho).
1a Avaliação Periódica
13 Novembro 2017, 17:00 • Américo Luís Enes Marcelino
O Primeira avaliação periódica: discussão intercalar individualizada de todo o trabalho desenvolvido até ao momento: Portfólio dos desenhos de aplicação dos temas abordados até ao momento e apreciação do desenvolvimento do trabalho de fundo “Drawing Close-Up” em curso.
Dispositivos perspécticos
6 Novembro 2017, 17:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Técnicas perspécticas / dispositivos perspécticos: técnicas de desenho assistido por dispositivos de captura e instrumentos auxiliares de registo para registar um ponto de vista. Ferramentas referenciadoras de escalas e ângulos (prumos; compassos; réguas; etc.); perspectógrafos; câmara obscura e câmara lúcida. Enquadramento teórico e caracterizações dos métodos perspécticos: desenho de representação objectiva através de desenho “à vista”, “in situ”; desenho assistido por dispositivos auxiliares de representação (cfr. Juan Molina, David Hockney [Secret Knowledge], Américo Marcelino [tese de doutoramento]). A ideia de reproduzir um “ponto de vista”: transferir relações espaciais, topológicas ou geométricas da imagem vista para a imagem representada; coincidir a perspectiva/imagem observada e a perspectiva/imagem desenhada.
Perspectógrafos: o velo de L. B. Alberti; os vidros, janelas, portinholas e molduras reticulares, de Leonardo V. a A. Dürer e outros. Casos, exemplos e
demonstrações.
Câmara obscura: o fenómeno e os dispositivos. Câmaras de visor e de projector. As várias tipologias e aplicações. Casos, exemplos e demonstrações.
Câmara lúcida: funcionamento e aplicações. Câmaras de sobreposição directa e aparente. As várias tipologias e aplicações. Casos, exemplos e demonstrações.
Exercícios direccionados: experimentação do desenho assistido com câmara lúcida e com velo (janela/vidro). Explicação sobre o funcionamento dos dispositivos. Indicações para o
desenvolvimento do trabalho extra aula: construção de um perspectógrafo (janela+visor, tipo velo de Alberti ou vidro de Leonardo) e respectivos desenhos de
aplicação.
Estruturação perspéctica.
30 Outubro 2017, 17:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Conclusão sobre os métodos construtivos para a representação gráfica objectiva: o desenho em perspectiva. Perspectiva visual. Perspectógrafo: ponto de vista (/de observação); linha (/plano) de horizonte; linha (/plano médio) vertical; Direcções de rectas: pontos de fuga. Direcções de planos: rectas de fuga. Estruturação perspéctica: colocação e orientação dos objectos em relação ao observador (observação de casos com 1, 2 e 3 pontos de fuga); campo visual (limites e distorção visual). Método para representar figuras em escorço (cf. Jean Cousin).
Exercício de aplicação: três desenhos de espaços em perspectiva com 1, 2 e 3 pontos de fuga. Acompanhamento dos trabalhos de aplicação em curso.
Estruturação e Geometrização (desenho esquemático / diagramático)
23 Outubro 2017, 17:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Métodos
geométricos no desenho de representação objectivo: desenho esquemático /
diagramático; eixos construtivos / direcções e forças / esquema; esqueleto
formal; estrutura interior implícita e estrutura de superfície; linhas e
construções auxiliares; figuras geométricas auxiliares (estruturas de apoio;
linhas de chamada; eixos, direcções e linhas construtivas). Simplificação e
nivelamento por planimetria em formas geométricas básicas (de contornos
aparentes de formas positivas e negativas) (e.g. Theo van Doesburg).
Simplificação e nivelamento de volumes, massas e superfícies (e.g. Luca
Cambiaso). Método da forma (ou síntese) circular: envolvimento de corpos e elementos formais em estruturas básicas circulares/ovaladas; geometrização curva de formas; (apreensão de formas curvas por gestos circulares). Técnica do Block-in (ou blocking in): encaixe das formas e volumes em sólidos geométricos ou blocos formais elementares; (“empacotar” formas complexas em blocos ou estruturas simples); reduzir as formas a volumes básicos; eliminar detalhes; empacotar os elementos em blocos geométricos ou “envelopes” formais. Acompanhamento dos trabalhos de aplicação em curso. |