Sumários
Métodos analíticos e técnicas construtivas. Desenho medido; proporção.
16 Outubro 2017, 17:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Os
métodos analíticos e técnicas construtivas no desenho de representação
objectiva. A abordagem cognitiva: desenhar, compreendendo o que se sabe do
objecto ou modelo a representar (cognição / conceitos / racionalização vs
percepção / fenómenos / sensação). Analise, dedução e sistematização de
princípios estruturais. Compreensão dos princípios formais, regras de
organização visual ou fundamentos construtivos dos objectos e realidades a
representar. Métodos e técnica envolvidas: (1)- Técnicas de desenho medido /
de proporção; (2)- Técnicas de desenho esquemático / diagramático; (3)-
Métodos geométricos; (4)- Métodos perspécticos. Procedimentos para o desenho medido e proporcionado: colocação / escala; enquadramento; limites / guias; eixos dominantes / direcções e formas ordenadoras. Proporções; proporcionalidade comparada. Janela / visor como auxiliar de transposição métrica. Exercício de aplicação: três desenhos de espaços e motivos distintos com referenciação de escalas, proporções, estruturas, eixos e direcções dominantes. Acompanhamento dos trabalhos de aplicação em curso. |
Técnicas de execução gráfica.
9 Outubro 2017, 17:00 • Américo Luís Enes Marcelino
A
execução de um desenho e a produção de marcas sobre uma superfície:
enquadramento sobre os vários modos de grafar, de produzir sinais e marcas,
de tratar graficamente uma superfície ou mancha. Materiais e técnicas usados
na execução de um desenho. Técnicas de rendering. Meios de construção formal: Contorno aparente. Contorno cruzado / modelação. Forma (ou espaço) negativo. Tom / claro-escuro. Textura / padrão. Cor. Gestalt. Meios de caracterização gráfica: (1) Shading: manchas de tom, sombreados, caracterização claro-escuro / tom. Caracterização de profundidade, volumetria e modelação. (2) Hatching e Cross-hatching: tracejados / malha gráfica. Manchas formadas por linhas; acumulação, combinação ou justaposição de linhas paralelas e/ou cruzadas (curvas ou rectas), com uma ou mais direcções; de ritmos a traço/ponto; padrões lineares; tracejados e riscados mistos. Caracterização de volumetria, modelação, claro-escuro e escala tonal. (3) Stippling: pontilhado, padrão de pontos ou sinais; manchas formadas por acumulação mais ou menos densa de pontos (ou de outras marcas gráficos como traços, golpes ou outros sinais de expressão mínima). Caracterização de volumetria, modelação, claro-escuro e escala tonal. (4) Blotting: aguada / tintagem / pincelada / borrão. Caracterização de volumetria, modelação, claro-escuro. Caracterização tonal, atmosférica, espacial. Manchas formadas por meios líquidos (tintas espalhadas ou pinceladas; aguadas ou opacas; diluídas ou espessas). (5) Scratching: raspagem / desenho em negativo / desenho por subtracção. Manchas formadas por linhas e traços “abertos” a partir de uma superfície contrastante (e.g. branco sobre negro). Desenho em negativo / scratchboard (riscar, traçar, golpear, pontilhar marcas brancas sobre uma superfície negra) / desenhar com a borracha (apagar, rasurar) / desenhar por subtracção (apagar, “escavar”, raspar sobre marcas prévias). Caracterização de volumetria, modelação, claro-escuro e escala tonal. Exercícios direccionados: execução de um trabalho com a técnica do scratchboard. Acompanhamentos dos trabalhos da aula anterior sobre técnicas materiais. |
Técnicas materiais.
2 Outubro 2017, 17:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Técnicas
materiais — secas, liquidas e mistas — definidas pelo conjunto dos
marcadores, riscadores, instrumentos ou ferramentas, pelos meios actuantes
(médium) e pelos suportes, integrados nos respectivos procedimentos que são
específicos de uma determinada prática gráfica. Suportes - as superfícies que recebem as marcas: murais, chão; suportes portáteis (pigillares, tabuínhas de grafar); papiro, pergaminho. O papel: história, características, tipos, qualidades. Técnicas Secas — Pontas metálicas. Grafites. Carvões. Barras / minas / giz (secos): pedra negra; sanguínea; giz (branco). Pastel seco. Lápis de cor. Barras / Minas (oleosos): lápis de cera / crayons; pastéis de óleo; barras de óleo. Técnicas Liquidas — Tintas e pigmentos. Canetas, pontas e aparos. Pinceis e outros aplicadores. Técnicas: aguada; aguarela; guache; tempera; acrílico; óleo. Técnicas Mistas — (1) De materiais híbridos: combinação de características identificadas nas técnicas secas e liquidas; (2) De materiais combinados — mistura de duas ou mais técnicas secas e liquidas; (3) De outros materiais — qualquer técnica que use outros meios e recursos para produzir “marcas sobre uma superfície”: materiais não-convencionais. Outros: Colagem ( cortes e recortes) / Frotage / Stamping / Sulcagem / Decalque / Spray / Scratching / Apagamento / Mascaras / (etc.). Exercícios direccionados: aplicação de técnicas materiais (1- ponta de prata; 2- pedra negra; 3- sanguínea; 4- trois-crayions; 5- pincel e aguada; 6- aparo e tinta). |
Apresentação. Introdução aos temas. Trabalho final a desenvolver.
25 Setembro 2017, 17:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Momento
introdutório de debate em torno da questão “O que é que define um desenho?”:
delimitações, funções, aplicações, limites, tipologias, elementos, etc. Os
métodos e as técnicas do Desenho: "produção de marcas sobre uma
superfície"; questões relacionadas. Apresentação geral do programa; explicitação dos objectivos e conteúdos da disciplina. Metodologia e tipificação do trabalho a realizar. Critérios de avaliação. Referências bibliográficas e outras. Planificação do elenco de temas a abordar durante o semestre. Apresentação do trabalho a ser desenvolvido ao longo do semestre: Portfólio de exercícios e "Drawing Close-Up" — realização de um trabalho na forma de ensaio, contendo a análise de 4 desenhos escolhidos pelo aluno, incidindo sobre diferentes métodos e técnicas do desenho a abordar ao longo do semestre. Indicações, exemplos e hipóteses de desenvolvimento; fases; objectivos; calendarização. Indicações para a próxima aula. |
Abertura do ano académico
18 Setembro 2017, 17:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Não houve aula devido à dispensa dos alunos para participarem nas cerimónias de abertura do ano académico. |