Sumários

2a Avaliação Periódica (2)

19 Dezembro 2018, 15:30 Américo Luís Enes Marcelino

Segunda avaliação periódica — discussão final individualizada de todo o trabalho desenvolvido: portefólio dos exercícios direccionados de aplicação de métodos e técnicas e apreciação geral do trabalho “Drawing Close-Up”. Balanço global. 2a sessão (turno 2).


2a Avaliação Periódica (2)

19 Dezembro 2018, 14:00 Américo Luís Enes Marcelino

Segunda avaliação periódica — discussão final individualizada de todo o trabalho desenvolvido: portefólio dos exercícios direccionados de aplicação de métodos e técnicas e apreciação geral do trabalho “Drawing Close-Up”. Balanço global. 2a sessão (turno 2).


2a Avaliação Periódica (1)

12 Dezembro 2018, 15:30 Américo Luís Enes Marcelino

Segunda avaliação periódica — discussão final individualizada de todo o trabalho desenvolvido: portefólio dos exercícios direccionados de aplicação de métodos e técnicas e apreciação geral do trabalho “Drawing Close-Up”. Balanço global. 1a sessão (turno 1).


2a Avaliação Periódica (1)

12 Dezembro 2018, 14:00 Américo Luís Enes Marcelino

Segunda avaliação periódica — discussão final individualizada de todo o trabalho desenvolvido: portefólio dos exercícios direccionados de aplicação de métodos e técnicas e apreciação geral do trabalho “Drawing Close-Up”. Balanço global. 1a sessão (turno 1).


Métodos da mancha.

5 Dezembro 2018, 15:30 Américo Luís Enes Marcelino

Métodos manchas: processos de construção gráfica a partir da mancha enquanto elemento estrutural dominante. Modalidades e aparência das manchas: riscadas, esbatidas e diluídas; marcação húmida, seca e mista: aguadas, lavis, wash, blob, blloting; malhas gráficas, traço/ponto, hatching e cross-hatching; riscar, pintar, friccionar, diluir, esfregar, raspar, traçar. Apreensão da forma através de peso, das massas em complementaridade com a energia do gesto ou da modelação (cfr. Kimon Nicolaïdes). Relação com o método da gestualidade exploratória e do fluxo da forma. Análise de exemplos: manchas riscadas em A. Giacomettti; manchas secas e esbatidas em George Seurat; o acaso controlado em Marlene Dumas; exemplos de François Henri Galland.

Exercícios direccionados: 2 desenhos de peso/modelação para cada uma das 3 modalidades de mancha (riscada, esbatida e diluída).