Sumários

Cor e Estilos de Linha

8 Outubro 2020, 14:00 Pedro Ângelo

  • cor, visão e modelos de cor

  • representação computacional da cor

    • color() e colorMode()

  • preenchimento

    • background(), fill(), noFill()

  • contorno

    • stroke(), noStroke(), strokeWeight(), strokeJoin(), strokeCap()

  • funções adicionais de cor e estilo de linha

    • lerpColor(), smooth()

  • exercício de revisão

    • criar uma composição com que explore as possibilidades de cor e estilos de linha do Processing

  • leitura recomendadas


Desenho de Formas Geométricas

1 Outubro 2020, 14:00 Pedro Ângelo

  • primitivas geométricas

    • triangle(), quad(), circle(), ellipse(), rect(), square()

    • mudança do ponto de referência: rectMode() e ellipseMode()

  • formas simples

    • startShape(), endShape(), vertex()

    • recortes: beginContour(), endContour()

  • formas curvas

    • primitvas: arc(), bezier(), curve()

    • contornos: bezierVertex(), curveVertex()

  • exercício de revisão

    • desenhar com o Processing a silhueta de um objecto

  • leituras recomendadas


Introdução ao Processing

24 Setembro 2020, 14:00 Pedro Ângelo

  • exploração da interface e funcionalidades do Processing IDE

  • estrutura de um programa

    • variáveis

    • expressões

    • funções

  • desenho em Processing

    • tela: pixels, eixos, origem e coordenadas

      • size()

    • modo simples e modo continuo

      • setup(), draw(), noLoop()

    • desenho de pontos e linhas

      • point(), line()

  • exercício de revisão

    • criar um desenho com o Processing usando apenas pontos e linhas

  • leituras recomendadas


Apresentação da Unidade Curricular

17 Setembro 2020, 14:00 Pedro Ângelo

  • funcionamento da Unidade Curricular

    • plano de aulas

    • materiais de apoio

    • avaliação

  • contextualização temática

    • arte procedimental

    • pioneiros da programação criativa

    • evolução técnica da computação gráfica 

  • exercício de revisão

    • escolher uma referência visual

      • vídeo ou imagem de um projecto artístico, filme ou outro tipo de media cuja estética considerem particularmente interessante de explorar através da programação

    • colocar na pasta “referências visuais” da Drive num ficheiro com o vosso nome dentro de “[ ]” e o autor/titulo da referência (ver ficheiro exemplo colocado na pasta)

  • leituras recomendadas