Sumários

Interacção

17 Dezembro 2020, 14:00 Pedro Ângelo

  • loop de interacção

  • input

    • rato e teclado

    • interface gráfico

    • audio

    • rede (serial, MIDI, OSC)

  • processamento

    • polling vs. eventos

  • output

    • tela

    • audio

    • rede (serial, MIDI, OSC)

  • exercício de avaliação periódica - “synaesthesia”

  • leituras recomendadas


Sistemas Dinâmicos

10 Dezembro 2020, 14:00 Pedro Ângelo

  • definição de sistema

    • objectos

    • ligações

    • fronteira

    • escala

  • estado

    • conjunto de variáveis

    • propriedades de cada objecto

    • propriedades de cada ligação

  • transição

    • função de transição: F(estado no momento t)  => estado no momento t+1

    • calcula e valida a comunicação entre os objectos através das suas ligações

  • exemplo: sistemas de partículas

    • estado

    • ciclo de vida

      • geração

      • afectação

      • remoção

  • exercício de revisão

    • implementar um sistemas de partículas simples (p. ex chuva, fogo, starfield, etc.)

  • leitura recomendada


Simulação Física

3 Dezembro 2020, 14:00 Pedro Ângelo

  • vectores

    • representação compacta de posição, deslocamento, força

    • propriedades

      • direção

      • magnitude

    • operações

      • criação e modificação

      • adição e subtração

      • multiplicação escalar

      • normalização

      • rotação

      • produto interno

  • dinâmica

    • velocidade, grau de mudança de uma propriedade por unidade de tempo

    • aceleração, grau de mudança da velocidade ao longo do tempo

  • detecção de colisão

    • ponto/circulo

    • ponto/caixa

    • circulo/circulo

    • caixa/caixa

  • resposta à colisão

    • deflecção

    • elasticidade

    • massa

    • atrito

  • exercício de revisão

    • criação de uma simulação simples (p. ex bola a saltar)

  • leitura recomendada

    • Daniel Shiffman - “The Nature of Code” (cap. 1 e cap. 2)


Animação

26 Novembro 2020, 14:00 Pedro Ângelo

  • definições

    • sequência de imagens

    • persistência de visão e ilusão de movimento

    • continuidade espácio-temporal

    • onion-skinning

  • estado

    • conjunto de variáveis

    • informação sobre propriedades animadas ao longo do tempo

    • relação com os conceitos de “canal” ou “curva” de animação nos pacotes de software de authoring de animação

  • tempo

    • discreto (frame-based)

    • “contínuo” (time-based)

      • absoluto (clock-based)

      • relativo (delta-based)

  • funções de movimento

    • permitem gerar valores das variáveis de estado da animação

    • exemplos

      • constante

      • linear

      • periódica

      • aleatória

  • interpolação

    • key frames

    • tweening

    • easing

    • morphing

  • exercício de revisão

    • criar uma versão animada de um sketch estático

  • leituras recomendadas


Revisão e Esclarecimento de dúvidas

19 Novembro 2020, 14:00 Pedro Ângelo

aula de revisão e esclarecimento de dúvidas