Sumários
Interacção
17 Dezembro 2020, 14:00 • Pedro Ângelo
loop de interacção
input
rato e teclado
interface gráfico
audio
rede (serial, MIDI, OSC)
processamento
polling vs. eventos
output
tela
audio
rede (serial, MIDI, OSC)
exercício de avaliação periódica - “synaesthesia”
leituras recomendadas
Kasper Hornbæk - “What Is Interaction?”
Robert Nystrom - “Game Programming Patterns: Game Loop”
Sistemas Dinâmicos
10 Dezembro 2020, 14:00 • Pedro Ângelo
definição de sistema
objectos
ligações
fronteira
escala
estado
conjunto de variáveis
propriedades de cada objecto
propriedades de cada ligação
transição
função de transição: F(estado no momento t) => estado no momento t+1
calcula e valida a comunicação entre os objectos através das suas ligações
exemplo: sistemas de partículas
estado
ciclo de vida
geração
afectação
remoção
exercício de revisão
implementar um sistemas de partículas simples (p. ex chuva, fogo, starfield, etc.)
leitura recomendada
Craig Reynolds - “Flocks, Birds and Schools: A Distributed Behaviour Model”
William Reeves - “Particle Systems: A Technique for Modeling a Class of Fuzzy Objects”
Simulação Física
3 Dezembro 2020, 14:00 • Pedro Ângelo
vectores
representação compacta de posição, deslocamento, força
propriedades
direção
magnitude
operações
criação e modificação
adição e subtração
multiplicação escalar
normalização
rotação
produto interno
dinâmica
velocidade, grau de mudança de uma propriedade por unidade de tempo
aceleração, grau de mudança da velocidade ao longo do tempo
detecção de colisão
ponto/circulo
ponto/caixa
circulo/circulo
caixa/caixa
resposta à colisão
deflecção
elasticidade
massa
atrito
exercício de revisão
criação de uma simulação simples (p. ex bola a saltar)
leitura recomendada
Animação
26 Novembro 2020, 14:00 • Pedro Ângelo
definições
sequência de imagens
persistência de visão e ilusão de movimento
continuidade espácio-temporal
onion-skinning
estado
conjunto de variáveis
informação sobre propriedades animadas ao longo do tempo
relação com os conceitos de “canal” ou “curva” de animação nos pacotes de software de authoring de animação
tempo
discreto (frame-based)
“contínuo” (time-based)
absoluto (clock-based)
relativo (delta-based)
funções de movimento
permitem gerar valores das variáveis de estado da animação
exemplos
constante
linear
periódica
aleatória
interpolação
key frames
tweening
easing
morphing
exercício de revisão
criar uma versão animada de um sketch estático
leituras recomendadas
Ralph De Stefano - “The Principles of Animation” (aplicação à animação computacional dos princípios enunciados por Frank Thomas e Ollie Johnston no seu livro “The Illusion of Life”)
Blender e OpenToonz (exemplos de aplicações de authoring de animação 2D e 3D)
Revisão e Esclarecimento de dúvidas
19 Novembro 2020, 14:00 • Pedro Ângelo
aula de revisão e esclarecimento de dúvidas