Animação
26 Novembro 2020, 14:00 • Pedro Ângelo
definições
sequência de imagens
persistência de visão e ilusão de movimento
continuidade espácio-temporal
onion-skinning
estado
conjunto de variáveis
informação sobre propriedades animadas ao longo do tempo
relação com os conceitos de “canal” ou “curva” de animação nos pacotes de software de authoring de animação
tempo
discreto (frame-based)
“contínuo” (time-based)
absoluto (clock-based)
relativo (delta-based)
funções de movimento
permitem gerar valores das variáveis de estado da animação
exemplos
constante
linear
periódica
aleatória
interpolação
key frames
tweening
easing
morphing
exercício de revisão
criar uma versão animada de um sketch estático
leituras recomendadas
Ralph De Stefano - “The Principles of Animation” (aplicação à animação computacional dos princípios enunciados por Frank Thomas e Ollie Johnston no seu livro “The Illusion of Life”)
Blender e OpenToonz (exemplos de aplicações de authoring de animação 2D e 3D)