Sumários
PINTURA I – Mitologias do Quotidiano – Studio como local de transgressão
28 Outubro 2020, 10:00 • Hugo Martins Gonçalves Ferrão
Mitologias do Quotidiano – Studio como local de transgressão. A ideia de pensamento plástico (Pierre Francastel e Joseph Beuys). Individualização dos rituais e processos propiciatórios conducentes à «coisificação» da obra. A hibridez do fazer pictórico (recursos ilimitados). O plano da imagem pictórica e os aspectos compositivos. Orientação e acompanhamento individual, levantamento, identificação e resolução de problemas inerentes a cada projecto-programa. Recepção presencial do Turno 1 de alunos.
PINTURA I – Mitologias do Quotidiano – Visibilidade e legibilidade
26 Outubro 2020, 10:00 • Hugo Martins Gonçalves Ferrão
Mitologias do Quotidiano – Visibilidade e legibilidade. Necessidade da interrogação, da reflexão e da verbalização do projecto em curso. A obra geradora de intertextos (Omar Calabrese e Erwin Panovsky). Orientação e acompanhamento individual, levantamento, identificação e resolução de problemas inerentes a cada projecto-programa. Recepção presencial do Turno 2 de alunos.
Diálogos com os estudantes sobre os seus projectos artísticos
23 Outubro 2020, 15:30 • José Manuel Guerra Quaresma Pedro
Aula dedicada a diversos diálogos com os estudantes sobre as suas produções. Sugestão de novas referências, tanto artísticas como estéticas.
Provas de Doutoramento em Belas-Artes especialidade em Pintura
21 Outubro 2020, 10:00 • Hugo Martins Gonçalves Ferrão
Provas de Doutoramento em Belas-Artes especialidade em Pintura da Mestre Susana Pires cuja tese artística se intitulou: «Uma Questão de Tacto» (sobreposta com a aula de Pintura I - fez parte dos membros do Júri)
PINTURA I – Mitologias do Quotidiano – Arte e técnica, subversão, invento e património tecnológico dos pintores
19 Outubro 2020, 10:00 • Hugo Martins Gonçalves Ferrão
Mitologias do Quotidiano - Arte e técnica, subversão, invento e património tecnológico dos pintores. Homo faber, os instrumentos e as tecnologias artísticas. Arte e técnica segundo Martin Heidegger. Orientação e acompanhamento individual, levantamento, identificação e resolução de problemas inerentes a cada projecto-programa. Recepção presencial do Turno 1 de alunos.