Sumários

PINTURA I – Mitologias do Quotidiano – Imagem pictórica, materialidade e técnica

28 Setembro 2020, 10:00 Hugo Martins Gonçalves Ferrão

Mitologias do Quotidiano - Imagem pictórica, materialidade e técnica.  Visibilidade e invisibilidade da prática da pintura (esboço, estudos introdutórios, o desenho como forma de pensamento plástico, grafismos, suportes, e instrumentos) . Recolha de materiais e matérias que se articulem com as futuras propostas. Indicação de pintores e movimentos artísticos. O significado e importância de desenvolver um projecto a nível individual com temática que permita exploração (séries de obras). Recepção presencial do Turno 2 de alunos.


Aula sobre aspectos ancestrais e contemporâneos da prática da pintura

25 Setembro 2020, 15:30 José Manuel Guerra Quaresma Pedro

A aula consistiu numa sessão para todos os estudantes da Turma B, logo, por razões de saúde pública, dada à distância, na qual se fez uma referência alargada e exemplificada ao ELEMENTO PICTURAL.


Mitologias do quotidiano.

25 Setembro 2020, 10:00 Ilídio Óscar Pereira de Sousa Salteiro

Figuração narrativa.

Elementos estruturantes do discurso pictórico.

Matérias, suportes, tecnologias e meios.

Processo artístico.

Documento digital.
Turno 3


PINTURA I – Mitologias do Quotidiano – identidade e autoria

23 Setembro 2020, 10:00 Hugo Martins Gonçalves Ferrão

Mitologias do Quotidiano - identidade e autoria. Mito e «mitodologia como «último momento, teoricamente possível, de explicação humana» (Gilbert Durand). Narrativas e percursos imagéticos possíveis. Pintores e movimentos artísticos do século XX. O documento digital final, como elemento enunciador de um programa artístico/estético individualizado. Recepção presencial do Turno 2 de alunos.


PINTURA I – Mitologias do Quotidiano – identidade e autoria

21 Setembro 2020, 10:00 Hugo Martins Gonçalves Ferrão

Mitologias do Quotidiano - identidade e autoria. Mito e «mitodologia como «último momento, teoricamente possível, de explicação humana» (Gilbert Durand). Narrativas e percursos imagéticos possíveis. Pintores e movimentos artísticos do século XX. O documento digital final, como elemento enunciador de um programa artístico/estético individualizado. Recepção presencial do Turno 1 de alunos.