Sumários

Música Electroacústica. Exercícios de aplicação

19 Novembro 2019, 14:00 António de Sousa Dias

Schaeffer: Objecto sonoro, escuta reduzida. Morfologia e Tipologia. Objectos equilibrados.

Exercício de aplicação com exemplos préseleccionados.

Questões de construção musical. Forma e estrutura.


Música Electroacústica. Exercícios de aplicação

19 Novembro 2019, 10:00 António de Sousa Dias

Schaeffer: Objecto sonoro, escuta reduzida. Morfologia e Tipologia. Objectos equilibrados.

Exercício de aplicação com exemplos préseleccionados.

Questões de construção musical. Forma e estrutura.


Música Electroacústica. Princípios gerais

12 Novembro 2019, 14:00 António de Sousa Dias

Sessão de carácter teórico, com apresentação de exemplos de Pierre Schaeffer, Karlheinz Stokhausen, Pierre Henry, Luc Ferrari, François Bayle, Bernard Parmegiani, Jean-Claude Risset, Barry Truax, Horacio Vaggione, entre outros.

Introdução histórica.

Conceitos e definições de Música concreta, electrónica, electroacústica, acusmática, Arte Sonora, Criação Sonora, Som Organizado, etc.

Da paisagem Sonora à fonofixação, do objecto sonoro a uma escrita electroacústica.

Objecto sonoro e I-som. A influência da tecnologia sobre a linguagem. Escritas electroacústicas, exemplos: Técnicas de base. Microsom: granulação e micromontagem. Questão da partitura: para que serve? Funções de uma partitura. Tipos de Partitura. Exemplos musicais no moodle (Parmerud, Risset, etc.). Programas de ajuda à construção de partituras de escuta: Acousmographe (GRM) e iAnalyse (Couprie).


Música Electroacústica. Princípios gerais

12 Novembro 2019, 10:00 António de Sousa Dias

Sessão de carácter teórico, com apresentação de exemplos de Pierre Schaeffer, Karlheinz Stokhausen, Pierre Henry, Luc Ferrari, François Bayle, Bernard Parmegiani, Jean-Claude Risset, Barry Truax, Horacio Vaggione, entre outros.

Introdução histórica.

Conceitos e definições de Música concreta, electrónica, electroacústica, acusmática, Arte Sonora, Criação Sonora, Som Organizado, etc.

Da paisagem Sonora à fonofixação, do objecto sonoro a uma escrita electroacústica.

Objecto sonoro e I-som. A influência da tecnologia sobre a linguagem. Escritas electroacústicas, exemplos: Técnicas de base. Microsom: granulação e micromontagem. Questão da partitura: para que serve? Funções de uma partitura. Tipos de Partitura. Exemplos musicais no moodle (Parmerud, Risset, etc.). Programas de ajuda à construção de partituras de escuta: Acousmographe (GRM) e iAnalyse (Couprie).


Paisagens sonoras. Construção de Paisagens Sonoras.

5 Novembro 2019, 14:00 António de Sousa Dias

Primeira parte:

Exercício: Planificar e realizar uma sessão (c. 1 minuto máx.) contendo pelo menos duas paisagens sonoras contrastantes utilizando bibliotecas de sons. A transição entre as paisagens pode ser feita de forma abrupta (por corte) ou progressiva (fundido-encadeado / cross-fade).

Definir os contrastes a partir do vocabulário estudado (Schafer, Krazer): contraste de geofonia, biofonia, antropofonia; escolha e definição de sons de tonalidade, de sinais e marcadores sonoros; procurar tratamento de planos, distâncias e movimento dos diferentes factos sonoros bem como a sua caracterização em termos referenciais e semânticos, entre outros.

Segunda parte:
Discussão dos resultados obtidos. Noção de ponto de escuta (ponto de vista). Noção de plano sonoro, de localização de factos sonoros. Panorâmica de amplitude.