Sumários

Paisagens sonoras. Construção de Paisagens Sonoras.

5 Novembro 2019, 10:00 António de Sousa Dias

Primeira parte:

Exercício: Planificar e realizar uma sessão (c. 1 minuto máx.) contendo pelo menos duas paisagens sonoras contrastantes utilizando bibliotecas de sons. A transição entre as paisagens pode ser feita de forma abrupta (por corte) ou progressiva (fundido-encadeado / cross-fade).

Definir os contrastes a partir do vocabulário estudado (Schafer, Krazer): contraste de geofonia, biofonia, antropofonia; escolha e definição de sons de tonalidade, de sinais e marcadores sonoros; procurar tratamento de planos, distâncias e movimento dos diferentes factos sonoros bem como a sua caracterização em termos referenciais e semânticos, entre outros.

Segunda parte:
Discussão dos resultados obtidos. Noção de ponto de escuta (ponto de vista). Noção de plano sonoro, de localização de factos sonoros. Panorâmica de amplitude.


A Paisagem sonora. Princípios gerais

29 Outubro 2019, 14:00 António de Sousa Dias

R. Murray Schafer e a Paisagem Sonora (Soundscape). Critérios de classificação de Factos Sonoros (características físicas ou perceptivas, função e significado, etc.). As categorias de Krauze (geofonia, biofonia e antropofonia).

Complementos: Resposta de microfones e curvas de Fletcher-Munson.

Exercício: Registo de ambiente sonoro acompanhado da notação dos seus componentes (análise e comentário).


A Paisagem sonora. Princípios gerais

29 Outubro 2019, 10:00 António de Sousa Dias

R. Murray Schafer e a Paisagem Sonora (Soundscape). Critérios de classificação de Factos Sonoros (características físicas ou perceptivas, função e significado, etc.). As categorias de Krauze (geofonia, biofonia e antropofonia).

Complementos: Resposta de microfones e curvas de Fletcher-Munson.

Exercício: Registo de ambiente sonoro acompanhado da notação dos seus componentes (análise e comentário).


Elementos de acústica e psicoacústica. Incidências da percepção no tratamento sonoro.

22 Outubro 2019, 14:00 António de Sousa Dias

Elementos de acústica e psicoacústica: Frequência, Amplitude e seus correlatos perceptivos (pitch e loudness). Harmónicos de um som. 

Estratégias de percepção: Curvas de Fletcher-Munson, sincronia de ataques, importância do vibrato e da presença de harmónicos e sua incidência na percepção dos sons. Fundamental virtual.
Comentário do exercício proposto. Tratamentos dinâmicos e espectrais.


Elementos de acústica e psicoacústica. Incidências da percepção no tratamento sonoro.

22 Outubro 2019, 10:00 António de Sousa Dias

Elementos de acústica e psicoacústica: Frequência, Amplitude e seus correlatos perceptivos (pitch e loudness). Harmónicos de um som. 

Estratégias de percepção: Curvas de Fletcher-Munson, sincronia de ataques, importância do vibrato e da presença de harmónicos e sua incidência na percepção dos sons. Fundamental virtual.
Comentário do exercício proposto. Tratamentos dinâmicos e espectrais.