Sumários

O desenho em contexto de Luís Filipe de Abreu

22 Maio 2019, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Aula final à luz da diversificação e adaptação da produção artística em que o desenho integrado é preponderante na obra de Luis Filipe de Abreu.

Visualização de imagens e apresentação de alguns desenhos originais.
Entrega dos trabalhos finais dos alunos e alguns comentários sobre os mesmos.


Desenho no século XX - Os movimentos Vanguardistas.

15 Maio 2019, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

O desafio ao academismo e ao Classicismo.  A dissolução do desenho  dos Impressionistas  (em que a cor e o aspecto sensitivo da luz são o maior propósito), e o gerar de um contra movimento que é o Expressionismo. 

As diferentes manifestações estilísticas que surgem neste período, como Simbolismo o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, a Op-art e a Pop-art.    


Desenho no século XIX - Neoclássico, Romântico e Impressionista.

8 Maio 2019, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

 A herança barroca e a consequente reacção Neoclássica e Romântica face aos excessos decorativos e dramáticos. 

O Impressionismo e a interpretação sensitiva da luz e da cor - A  dissolução do desenho. 
O Neoclassicismo como movimento revelador de um renovado interesse pela cultura da Antiguidade Clássica, defendendo princípios de moderação, de equilíbrio e de idealismo. 
O Romantismo como corrente filosófica orientadora de uma sensibilidade transversal em vários domínios artísticos que valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação.   
O surgimento do desenho de intervenção ao serviço das ideias e da propaganda.
Visualização de imagens com textos descritivos acerca de desenhos de artistas desta época enquadrados nos diferentes movimentos: 
Jacques-Louis David; Dominique Ingres; Antonio Canova; Angelika Kauffmann; John Flaxman; Pierre-Paul Prud'hon; Henry Fuseli; William Blake; William Turner; John Ruskin Eugène Delacroix Théodore Géricault; Daumier; Camille Corot; Gustave Courbet; John Robert Cozens; Alexandre Cabanel; Édouard Manet; Edgar Degas; Seurat;Toulouse-Lautrec; Aubrey Beardsley; Auguste Rodin.


Desenho no tempo do Barroco e Rococó.

17 Abril 2019, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

A herança renascentista, a importância dos tratados e a proliferação das academias e do ensino artístico.

A variedade técnica e a intencionalidade expressiva com enfoque na tendência para a poética e para subjetividade-  a fantasia e  o capricho
O efeito plástico; a importância da descoberta da grafite e as suas potencialidades técnicas. 
O desenho como base de estruturação para as grandes obras de pintura dos vários artistas - os esquissos. 
Visualização de imagens de desenhos de vários artistas desta época com destaque para Poussin, Charles le Brun, Rembrandt, Rubens, Canaleto, Tiepolo entre outros.
Conversa com os alunos sobre a grelha de análise proposta para a realização de trabalho individual final. 


Desenho no Renascimento

10 Abril 2019, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Os tratados e as Academias: A importância da herança do "De Architectura" de Vitruvio para os artistas do Renascimento. O alcance das considerações de Alberti no sentido de ir mais além no estudo do ideal clássico e a sua relevância para os outros tratados. Outras referências de tratados de pintura e de arquitetura (Lomazzo; Vasari; Vesale; Piero de La Francesca; Durer;)

Apresentação de imagens relativas a estes livros e visualização de cópia  (formato digital) do "Vier Bücher von menschlicher Proportion" de Durer. Comentário e debate.