Sumários

Desenho no Renascimento.

3 Abril 2019, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

O contexto histórico do surgimento do Renascimento - o humanismo e o racionalismo.

O objectivo do desenho no Renascimento e a perseguição do desejo de imitação do real.  A procura da ideia de volume e profundidade; A valorização da observação e a disposição das formas projectadas de uma maneira mais orgânica;

Os novos materiais e a divulgação do papel; A importância dos esquissos, dos desenhos pesquisatórios e preparatórios.

Os desenhos e os artistas do renascimento italiano: Alberti; Leonardo da Vinci; Rafael; Piero de La Francesca; Fra Angelico; Masaccio; Ghiberti; Botticelli; Bellini; Pontormo; Michelangelo; Ticiano; outros.

Os desenhos e os artistas do renascimento da Europa do norte: Dürer; Jean Fouquet; Jean Clouet; Jan van Eyck; Van der Weyden; Hans Holbein; Grunewald; Altdorfer; outros;

Os tratados e a didática do desenho neste período.

A importância do conhecimento científico para o Desenho : a perspectiva, a anatomia; as proporções; a imitação do natural; 

A pretensão de ascenção do desenho a ciência.


Desenho na Idade Média e no período Gótico.

27 Março 2019, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Visualização do filme "O Nome da Rosa".

Debate acerca dos conteúdos do filme enquadrados no estudo do desenho na época medieval. 


Desenho na Idade Média e no período Gótico.

20 Março 2019, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

O desenho religioso - As iluminuras, as sinopias e os livros.A prática das cópias nos scriptoriums e a função religiosa do desenho medieval.

As representações ornamentais, abstrato-geométricas ou naturalistas (folhagens,etc);  

As representações figurativas (sentido religioso – Santos, cenas bíblicas, etc)

As representações de formas e seres do imaginário popular pagão (animais afrontados, grifos, animais míticos ou fabulosos e figuras grotescas). 

O sentido didático do desenho medieval através dos livros de exempla; Os livros de salmos, os códices (Vallardi), o Livro das Ricas Horas do Duque de Berry.

A estilização das formas e das figurações que na época gótica será aprimorada com a inclusão de uma linha que se torna expressiva como a da caligrafia.

As imagens com agenda icónica de significados; o início da representação de perspectiva e o caminho do naturalismo iniciado por Pisanello.


Desenho na Antiguidade Clássica - Grécia e Roma.

13 Março 2019, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Visualização de imagens acompanhadas de exposição das principais características e evolução do desenho integrado nos vasos e cerâmicas da Grécia Antiga: Período Proto Geométrico; Período Geométrico; Período clássico (figuras negras); Período das Figuras Vermelhas; Período Belo.Visualização de imagens acompanhadas de exposição das principais características e evolução do desenho integrado no mosaico e na pintura mural no período do Império Romano: Estilo Estrutural; Estilo  arquitectónico; Estilo Ornamental; Estilo cenográfico ou Ilusionista;  


Desenho na Antiguidade Oriental - Egito e outras civilizações.

6 Março 2019, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Conclusão da visualização do filme "Altamira".

Apresentação de imagens e análise do desenho no período da civilização do antigo e Egito e as civilizações pré-helénicas.
Discussão de referências apresentados nas imagens: 
A lei da frontalidade; A mediação do desenho para a escrita hieróglifica; A importância do contorno;  As quadrículas como ferramenta projectual; O cânone egípcio;  a importância dos óstracos como difusores e reveladores do desenho menos formal; O livro dos mortos; outros assuntos.