Sumários

Da cultura de imagens à cultura visual: disseminação, contaminação e excesso

4 Janeiro 2023, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

O omnipresente ecrã: a moderna cultura visual e o papel dos ecrãs (cinema, televisão, computadores, telemóveis, tablets). Cultura visual: uma definição; suas características e implicações. Nicholas Mirzoeff e Martin Heidegger. Disseminação, contaminação e crise: a cultura visual e a democracia.


Um mundo de imagens: idolatria e iconoclastia (II)

14 Dezembro 2022, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

A arte e o moderno conflito entre idolatria e iconoclastia: Andres Serrano e Chris Ofili; Ecce homo, de Elisabeth Ohlson Wallin. A polémica em torno das campanhas publicitárias da Dolce & Gabanna, da Calvin Klein, da Benetton e de outras marcas.


Um mundo de imagens: idolatria e iconoclastia

7 Dezembro 2022, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

A crença e a descrença nas imagens: iconofilia e iconofobia, idolatria e iconoclastia. A imagem e a religião: do Génesis ao livro do Êxodo (o episódio do "bezerro de ouro"); dos Budas Gigantes de Bamyan aos "cartoons de Maomé" e ao ataque ao Charlie Hebdo.
A arte e o moderno conflito entre idolatria e iconoclastia: Andres Serrano e Chris Ofili; Ecce homo, de Elisabeth Ohlson Wallin. 


Significação: o visual e o textual

30 Novembro 2022, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

O paradoxo de Magritte: relações de continuidade, tensão e conflito entre imagem e texto ao longo da cultura religiosa, filosófica e artística ocidental. Exemplos contemporâneos. 


Representação: a substituição e a simulação

23 Novembro 2022, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

O duplo sentido da imagem como representação: porque permite tornar presente o ausente e porque está em vez de outro algo, assumindo o papel de um substituto daquilo que representa. As imagens como objectos paradoxais porque permitem, ao mesmo tempo, ver algo como estando e não estando lá; e os observadores como sujeitos paradoxais por serem capazes de compatibilizar o que é apresentado com o que é representado; capazes, portanto, de ver a imagem e aquilo que ela representa. As representações de imagens mentais: o caso dos sonhos.