Sumários

Visualidade: o visível e o invisível

16 Novembro 2022, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

As grandes funções da imagem: tornar visível o invisível e tornar visual o que não tem uma natureza visual. O que é uma imagem? Elementos fundamentais à definição do conceito de imagem (imagem material e imagem não material). As imagens mentais. A imagem como objecto de comunicação e objecto de cultura. O céu como um campo privilegiado para compreender as grandes funções da imagem.


O olhar do observador: construção e transformação

9 Novembro 2022, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

A caça desenfreada dos olhos: William Hogarth, Roger de Piles e Leonardo da Vinci. A recolha da informação e os processos de atenção visual: sistemas retínicos de visão e processos de visualização (sequência de observação e tipos de movimentos oculares). A visão como construção e interpretação da informação visual recolhida em cada instante. 


As imagens do observador: figuração e desfiguração

2 Novembro 2022, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

Annibale Carracci: a caricatura (ritratto carico ­ou retrato carregado) e a importância dos affetti na apreciação do valor das imagens. René Descartes e o tratado As Paixões da Alma(1649): O âmbito e o conteúdo do tratado. Charles Le Brun e a conferência sobre a expressão das emoções (1668) e os respectivos desenhos.


As imagens e o observador: emoção e rapto (II)

26 Outubro 2022, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

O uso da emoção, do pathos e da enfatização dramática como meio privilegiado para conquistar a atenção do observador meio privilegiado e concretizar eficazmente o rapto do observador na época moderna e contemporânea. Exemplos visuais diversificados e recurso a diferentes formas extremas de emoção. O paradoxo moderno: da facilidade de produção de imagens à dificuldade de as impor.


As imagens e o observador: emoção e rapto (I)

19 Outubro 2022, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

As imagens e a sua capacidade de: a) raptar o observador da realidade; b) de referirem-se a outras imagens e gerarem dentro de si e/ou fora de si, no seu tempo ou para lá dele, novas imagens. As imagens e as viagens imaginárias, à margem das leis físicas do espaço e do tempo.

As imagens e a captura da atenção do observador: o papel da emoção na era de proliferação das imagens. 

Conceitos de rapto (Victor dos Reis), de self absorption (Michael Fried) e de suprema ficção (Denis Diderot).