Sumários
O mito de Medusa: A história do Sr. V.
22 Abril 2021, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
Qual o papel da percepção visual nos processos artísticos? Relações, interações e conflitos entre percepção e representação visual. O que é a visão?
A história do Sr. V. e a questão de Molyneux. A percepção como construção e interpretação.
O mito de Medusa e o poder da visão
15 Abril 2021, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
Perseu e Medusa: beleza e horror, visão e cegueira; o relato de Ovídio (Metamorfoses).
Aspetos fundamentais no mito de Medusa: o escudo que reflete (a imagem refletida como representação destituída de realidade, mas não de ilusão); o olhar de Medusa (que petrifica, que transforma o corpo vivo em estátua, a vida em representação); a dualidade de Medusa (o extraordinário que atrai e seduz o olhar; o aberrante que não pode ser olhado; o sangue que mata e o sangue que ressuscita). Representações artísticas do mito. A experiência perceptiva de "ganzfeld" e a instalação "Spread" de James Turrell.
Projecções e reflexos: o observador dentro da imagem
8 Abril 2021, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
O duplo conceito de perspectiva ("ver através de" e "ver com clareza"). O espaço perspéctico: a negação da superfície; o ponto de fuga e o lugar do observador.
Os limites da perspectiva: o sujeito como abstracção geométrica e o céu como duplo reflexo. Espelhos e reflexos: Jan van Eyck, Parmiginanino, Quentin Massys, Diego Vélazquez, Lucas Samarras, Matej Krén, Olafur Eliasson.
Visões e projecções: o olho e a máquina de Brunelleschi (II)
25 Março 2021, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
Brunelleschi, Alberti e a ciência óptica árabe.
A segunda demonstração de Brunelleschi (Piazza degli Signori). O espaço perspéctico: a grelha e a cenografia do mundo.
Visões e projecções: o olho e a máquina de Brunelleschi (I)
18 Março 2021, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
Filippo Brunelleschi e a invenção da perspectiva central: os dois painéis. A primeira demonstração: a máquina do Baptistério (o painel, o espelho, o orifício e o olho do observador).