Sumários

O mito de Narciso e o poder do observador (II)

11 Março 2021, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

Leon Battista Alberti (De pictura / Della pittura, 1435-36): Narciso como o mito fundador da pintura e o conceito da imagem como janela. Leonardo e a imagem como vidro transparente. 

A janela e o olhar voyeur: "A Janela Indiscreta", de Alfred Hitchcock (1954), Marcel Duchamp, "Étant donnés" (1946-66), Samuel van Hoogstraten, "Caixa perspéctica" (1633). A janela e o espelho, a projeção e o reflexo, o real e o virtual.


O mito de Narciso e o poder do observador (I)

4 Março 2021, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

O mito de Narciso segundo Ovídio: três momentos, três vozes. O mito de Narciso e as suas implicações para a teoria da imagem: a imagem como como janela e espelho; a imagem como ecrã; a imagem como representação da beleza e do bem; o belo, o reflexo e a vaidade; Narciso e o seu duplo:  o clone, como duplo monstruoso e assustador (da ovelha Dolly aos gémeos e destes às Twin Towers e ao 11 de Setembro). 


Preâmbulo: Da democracia visual às ruínas de Beirute no reflexo de uns Ray-Ban

25 Fevereiro 2021, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

A invenção da fotografia e a sua tripla contribuição para a democratização da imagem: a democratização do acesso (a difusão); a democratização da propriedade (a posse); e, finalmente, a democratização da criação (a autoria). Imaterialidade: foto+grafia, escrever com luz. A fotografia e o paradigma da objectividade e da nitidez. A fotografia e a transformação da percepção do movimento e do tempo: da captação do instante como captação da morte (Nicholas Mirzoeff, Susan Sontag).

 


Apresentação e condições de funcionamento

18 Fevereiro 2021, 14:00 Vítor Manuel Guerra dos Reis

Informações essenciais relativas ao semestre, audição dos estudantes relativamente às normas excepcionais estabelecidas para o atual contexto e casos pessoais. Esclarecimento de dúvidas.

Apresentação da unidade curricular: objectivos, conteúdos e sistema de avaliação.