Sumários
O mito de Narciso e o poder do observador (II)
11 Março 2021, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
Leon Battista Alberti (De pictura / Della pittura, 1435-36): Narciso como o mito fundador da pintura e o conceito da imagem como janela. Leonardo e a imagem como vidro transparente.
A janela e o olhar voyeur: "A Janela Indiscreta", de Alfred Hitchcock (1954), Marcel Duchamp, "Étant donnés" (1946-66), Samuel van Hoogstraten, "Caixa perspéctica" (1633). A janela e o espelho, a projeção e o reflexo, o real e o virtual.
O mito de Narciso e o poder do observador (I)
4 Março 2021, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
O mito de Narciso segundo Ovídio: três momentos, três vozes. O mito de Narciso e as suas implicações para a teoria da imagem: a imagem como como janela e espelho; a imagem como ecrã; a imagem como representação da beleza e do bem; o belo, o reflexo e a vaidade; Narciso e o seu duplo: o clone, como duplo monstruoso e assustador (da ovelha Dolly aos gémeos e destes às Twin Towers e ao 11 de Setembro).
Preâmbulo: Da democracia visual às ruínas de Beirute no reflexo de uns Ray-Ban
25 Fevereiro 2021, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
A invenção da fotografia e a sua tripla contribuição para a democratização da imagem: a democratização do acesso (a difusão); a democratização da propriedade (a posse); e, finalmente, a democratização da criação (a autoria). Imaterialidade: foto+grafia, escrever com luz. A fotografia e o paradigma da objectividade e da nitidez. A fotografia e a transformação da percepção do movimento e do tempo: da captação do instante como captação da morte (Nicholas Mirzoeff, Susan Sontag).
Apresentação e condições de funcionamento
18 Fevereiro 2021, 14:00 • Vítor Manuel Guerra dos Reis
Informações essenciais relativas ao semestre, audição dos estudantes relativamente às normas excepcionais estabelecidas para o atual contexto e casos pessoais. Esclarecimento de dúvidas.
Apresentação da unidade curricular: objectivos, conteúdos e sistema de avaliação.