Sumários
A arte do game design, definição de papéis e funções na indústria de jogos
5 Dezembro 2017, 15:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
A arte do game design: definição de papéis e funções na indústria de jogos (produtor, artista, designer de interfaces, UX, animação, som, entre outras actividades). Articulação entre equipas de desenvolvimento e distribuição. Casos de estudo empresas: Bica Studios. Casos de estudo jogos: Miffy World (2010) e Two Dots (2014). Relatório da indústria de jogos em Portugal (empresas activas em 2015) e estudo sobre a área de 2016 (Santos et al).
Apresentações de Alunos na Sala de Aula
28 Novembro 2017, 15:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
Apresentação sobre o "Jogo “Pokémon”. O que está por trás do sucesso do Pokémon?" por Nuno Sousa e André Gonçalves. Apresentação "O que é o Hipertexto?" por Madalena Correia, Miguel Gameiro e Sara Lourenço. Apresentação "Inteligência Artificial: O futuro das relações sociais mediadas por sistemas de informação e algoritmos na Era do Automatismo - o futuro é emocional?" por Ana Jesus e Inês Pires. Apresentação "A relação entre a arte, o design e a tecnologia" por Filipa Ventura e Rui Graça. Apresentação "NEETS. Serão os jogos e a cultura pop que levam à alienação ou são estes uma resposta às normas sociais?" por Afonso Laranjeira e Pedro Tavares. Apresentação "Mecanismos da fotografia, tecnologia e filme" por Anita Ferreira, Catarina Santos e Elisa Azevedo.
Apresentações de alunos na sala de aula.
21 Novembro 2017, 15:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
Apresentação sobre "Como a personagem do “Super Mario” foi evoluindo ao longo de tempo? O jogo ainda tem popularidade nos dias de hoje?" por Radica Giva, Miguel Luís e Cristina Serbaneci. Apresentação "De que modo os jogos Grand Theft Auto influenciam os jovens?" por Eleutério Parreira e Samuel Silveira. Apresentação "Porque é o feminismo tão excluído dos media?" por Ana Martins e Catarina Barrancos. Apresentação "A Sofisticação do Jogo da Ilusão. Que impacto poderá ter no ser humano a nível social e emocional?" por Rodrigo Cravinho, Joana Pimentel e Débora Machado.
Apresentações de alunos na sala de aula
14 Novembro 2017, 15:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
Apresentação do trabalho "4ª Dimensão. Como representar a 4ª dimensão?" por Ana Rita Branco, Margarida Coelho e Vasco Mariano. Apresentação "Pac-Man – Evolução do Design no Mundo dos Jogos" por Adriana Filipa Moreira, Ana Constança Gonçalves e Leonor Rocha Oliveira. Apresentação do trabalho: "Qual a empregabilidade na área Arte Multimédia / Animação? " por Raquel Varela e Sara Baptista. Apresentação do trabalho "A Importância da tipografia. De que forma as nossas preferências (por algum documento, site, jogo etc.) são influenciadas pela tipografia?" por Alice Chaves, Carolina Nunes e Mónica Faria. Apresentação do trabalho "O que é que é a Gamificação?" por Carolina Pereira e Sílvia Pinho.
Apresentações de alunos na sala de aula.
7 Novembro 2017, 15:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
Apresentação sobre sobre o tema "redes sociais, o vício e o seu impacto emocional na sociedade actual" por Ana Serra e Ana Lota. Apresentação "imersão nos novos media: dependência e alteração nas relações sociais" por Guilherme Filipe, Marta Fernandes e Rita Ribeiro. Apresentação "a versatilidade da animação como Medium" por Camila Reis, Catarina Rodrigues e Nicolina Nunes. Apresentação "O porquê do conceito simples do jogo Tetris ter tido tanto sucesso?" por João de Sousa, Mikhail Sobolev e Rafael Miranda. Discussão sobre as futuras apresentações e acompanhamento de trabalhos.