Sumários
Brincar e jogar em múltiplos contextos ("gamification" e "fun theory").
31 Outubro 2017, 15:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
Brincar e jogar em múltiplos contextos ("gamification" e "fun theory").Ludologia vs Narratologia, acção vs narração. Projectos multimédia em diferentes espaços públicos aplicados à publicidade e ao marketing.
Estética Transmedia, Cross Media e Alternate Reality Games (ARGs).
24 Outubro 2017, 15:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
Estética Transmedia, Cross Media e Alternate Reality Games (ARGs). Serious gaming (educação, saúde, marketing e outros), jogos urbanos e plataformas para gerar conectividade social e participação cívica.
Design da Interface e da Interacção e as três etapas de produção em media
17 Outubro 2017, 15:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
Design da Interface e da Interacção. Pioneiros e pressupostos gerais. Usabilidade e experiência do participante/utilizador. Os elementos da experiência. Caso de estudo: Portal 2. Definição das três etapas de produção em media: pré produção, produção e pós produção. Pós produção na publicidade, televisão, cinema e jogos.Técnicas de captura de imagem e movimento: bases de dados vídeo (image metrics), motion capture em diversos formatos e photogrammetry. Realismo na acção (engenho), na imagem e no movimento. Projectos de investigação: GenMob (EEA Grants, 2015-16) e Infomedia (Movlab/FCT 2008-10). "Uncanny valley" (Mori, 1970) ou o vale da estranheza nas imagens analógicas e digitais.
Design de comunicação analógico e digital aplicado às artes multimédia
10 Outubro 2017, 15:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
Design de comunicação aplicado às artes multimédia. "The medium is the massage". O design como mediador entre a arte e a tecnologia (Flusser). Tipografia analógica e digital. Como a tecnologia e o design (analógico e digital) alteram a nossa percepção. Colectivos e designers que misturam e articulam estratégias multimédia distintas. Diferentes áreas de trabalho em artes e design multimédia: tipografia, motion graphics, title design, branding, animação, entre outras.
A complexidade dos sistemas interactivos
3 Outubro 2017, 15:30 • Patricia Cristina Silva Figueira Gouveia
A complexidade dos sistemas interactivos. Ficção e narrativas interactivas. Storytelling e sistemas não lineares. E-Poetry, hipertexto e hiperficção. Contextualização de uma cultura lúdica no contexto das artes do século XX: Dadaismo, Surrealismo, movimento Fluxus, Internacional Situacionista.