Sumários

Contextos e paradigmas temporais de composição pictórica (finalização deste tema)

22 Outubro 2021, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Aula 4: a contemporaneidade.

 

A pertinência das práticas pictóricas e o seu campo expandido (Rosalind Krauss).

O activismo, o experimentalismo, o digital e o efémero.

O artista nómada e multi-task. A trans-, multi-, inter- disciplinaridade dos artistas.

A cultura visual propagada pelas redes sociais.


Depois de uma apresentação de cada item é realizada uma discussão/debate com os estudantes. As questões sobre o activismo ambiental foram particularmente acesas.


Contextos e paradigmas temporais de composição pictórica (continuação)

15 Outubro 2021, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Aula 3: vanguardas e modernismo.

Os “ismos” como propostas para contrapor a tradição, experimentar e encontrar soluções plásticas inovadoras, pensar alternativas para o fenómeno da pintura, expandir possibilidades de criação pictórica. Em contraponto coma a história social e política, o pensamento crítico, criativo e filosófico acompanha a produção artística. O cenário português em fast-forward. A conceptualização da arte e a fuga aos espaços institucionais.


No debate colectivo realizado, cada aluno escolhe um "ismo" para o definir e dar o exemplo de um artista ou de uma obra, contextualizando.


Contextos e paradigmas temporais de composição pictórica (continuação)

8 Outubro 2021, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Aula 2: do maneirismo ao século XIX.

O exagero como estratégia de representação. Imaginários peculiares.

Pintura de cavalete e circulação de imagens.

A comparação do que é a profissão de artista no Norte e no Sul da Europa.

Os Nacionalismos europeus na arte e como afectam a pintura e o pensamento filosófico. As academias e a sua crise. Os salões, a galeria comercial, os espaços de exposição não convencionais (cafés, etc.).


Os alunos organização por épocas da história da arte: maneirismo, barroco, classicismo e romantismo para discutir os temas propostos.


Contextos e paradigmas temporais de composição pictórica

1 Outubro 2021, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Aula 1: da pré-história ao renascimento.

As práticas sagradas e os objectos mágicos. Do nomadismo à sedentarização

GRUTAS: Lascaux, 15000 a.C.; Altamira; Foz Côa, etc...

 

As grandes civilizações clássicas até à queda do Império Romano (séc. V d.C.). Modelos de pensamento e estrutura política e o papel do artista.

Pescador, mural 1500 a.C.,

De um túmulo em Tebas, Pintura egípcia, 1400 a.C.

Retratos de Faium, 150 d.C., Egipto

 

A Idade Média. O mundo sacralizado da Europa: entre o céu e o inferno.

Os scriptorium e os escribas e a circulação de livros sagrados. Manuscritos Iluminados, Códices e Livros de Horas: Guillaume de Machault e os Duques de Berry.

Os ícones religiosos e a sua permanência na Igreja ortodoxa.

Giotto e a séries de pintura narrativa religiosa (frescos); A pintura all over.

 

Renascimento. Estratégias para pensar a representação no espaço pictórico: da representação por sobreposição de planos, a representação em “voo de pássaro” e a perspectiva geométrica; escorços (Mantegna); A ideia de projecto.

Durer e os cadernos de viagens e o desenho de observação;

Francisco de Holanda e os Tratados artísticos.

Pensar o artista como um profissional liberal em vez de um artífice.

Os Imaginários fantásticos de Bosh (e as pinturas com seres imaginários como os dragões, os anjos e os diabos) por oposição à representação mimética da realidade (olhar a realidade com o rigor da observação científica).


Os estudantes foram organizados pelas quatro épocas enunciadas (Pré-história, Civilizações Clássicas, Idade Média e Renascimento) e abriu-se a discussão a partir do temas propostos.


Aula de apresentação - via zoom.

24 Setembro 2021, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Aula de apresentação do programa desta disciplina, dos trabalhos que os estudantes têm que realizar e quais os critérios de avaliação. Explicação sobre o funcionamento das aulas.