Sumários
Contextos e paradigmas temporais de composição pictórica (finalização deste tema)
22 Outubro 2021, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
Aula 4: a contemporaneidade.
A pertinência das práticas pictóricas e o seu campo expandido (Rosalind Krauss).
O activismo, o experimentalismo, o digital e o efémero.
O artista nómada e multi-task. A trans-, multi-, inter- disciplinaridade dos artistas.
A cultura visual propagada pelas redes sociais.
Depois de uma apresentação de cada item é realizada uma discussão/debate com os estudantes. As questões sobre o activismo ambiental foram particularmente acesas.
Contextos e paradigmas temporais de composição pictórica (continuação)
15 Outubro 2021, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
Aula 3: vanguardas e modernismo.
Os “ismos” como propostas para contrapor a tradição, experimentar e encontrar soluções plásticas inovadoras, pensar alternativas para o fenómeno da pintura, expandir possibilidades de criação pictórica. Em contraponto coma a história social e política, o pensamento crítico, criativo e filosófico acompanha a produção artística. O cenário português em fast-forward. A conceptualização da arte e a fuga aos espaços institucionais.
No debate colectivo realizado, cada aluno escolhe um "ismo" para o definir e dar o exemplo de um artista ou de uma obra, contextualizando.
Contextos e paradigmas temporais de composição pictórica (continuação)
8 Outubro 2021, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
Aula 2: do maneirismo ao século XIX.
O exagero como estratégia de representação. Imaginários peculiares.
Pintura de cavalete e circulação de imagens.
A comparação do que é a profissão de artista no Norte e no Sul da Europa.
Os Nacionalismos europeus na arte e como afectam a pintura e o pensamento filosófico. As academias e a sua crise. Os salões, a galeria comercial, os espaços de exposição não convencionais (cafés, etc.).
Os alunos organização por épocas da história da arte: maneirismo, barroco, classicismo e romantismo para discutir os temas propostos.
Contextos e paradigmas temporais de composição pictórica
1 Outubro 2021, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
Aula 1: da pré-história ao renascimento.
As práticas sagradas e os objectos mágicos. Do nomadismo à sedentarização
GRUTAS: Lascaux, 15000 a.C.; Altamira; Foz Côa, etc...
As grandes civilizações clássicas até à queda do Império Romano (séc. V d.C.). Modelos de pensamento e estrutura política e o papel do artista.
Pescador, mural 1500 a.C.,
De um túmulo em Tebas, Pintura egípcia, 1400 a.C.
Retratos de Faium, 150 d.C., Egipto
A Idade Média. O mundo sacralizado da Europa: entre o céu e o inferno.
Os scriptorium e os escribas e a circulação de livros sagrados. Manuscritos Iluminados, Códices e Livros de Horas: Guillaume de Machault e os Duques de Berry.
Os ícones religiosos e a sua permanência na Igreja ortodoxa.
Giotto e a séries de pintura narrativa religiosa (frescos); A pintura all over.
Renascimento. Estratégias para pensar a representação no espaço pictórico: da representação por sobreposição de planos, a representação em “voo de pássaro” e a perspectiva geométrica; escorços (Mantegna); A ideia de projecto.
Durer e os cadernos de viagens e o desenho de observação;
Francisco de Holanda e os Tratados artísticos.
Pensar o artista como um profissional liberal em vez de um artífice.
Os Imaginários fantásticos de Bosh (e as pinturas com seres imaginários como os dragões, os anjos e os diabos) por oposição à representação mimética da realidade (olhar a realidade com o rigor da observação científica).
Os estudantes foram organizados pelas quatro épocas enunciadas (Pré-história, Civilizações Clássicas, Idade Média e Renascimento) e abriu-se a discussão a partir do temas propostos.
Aula de apresentação - via zoom.
24 Setembro 2021, 14:00 • Margarida Penetra Prieto
Aula de apresentação do programa desta disciplina, dos trabalhos que os estudantes têm que realizar e quais os critérios de avaliação. Explicação sobre o funcionamento das aulas.