Sumários

Contextos da produção material

26 Novembro 2021, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Tipologias de atelier; obra única, múltiplo e série.

 

Tipologias de atelier

Da relação mestre-discípulo à de artista-assistente. Dos ateliers renascentistas (“da escola de ...) passando pelo estúdio na academia (Jérôme) e pelo museu (Cézanne). O estúdio de Donald Judd; a natureza como espaço de trabalho (a partir da escola de Barbizon), o PC. O atelier como escritório: Marcel Duchamp e Joseph Koons. A primazia da concepção (o pensar, propriamente projectual) relativamente à concepção manual (o fazer, a execução).

O atelier como residência artística e como projecto place e site-specific.

 

Obra única, múltiplo e série.

A aura da obra de arte segundo W. Benjamim e os NFTs (Non-fungible Token) 

As modalidades da repetição através das tecnologias: o modelo da gravura e da fotografia.

Na pintura: A ficção literária e as suas sugestões (Georges Perec, A vida: modo de usar).

Será que a obra perde a sua aura pela desmultiplicação?

Em que situações a repetição confere sentido à obra pictórica? (“repetir, repetir até ficar diferente...”) A transposição, a justaposição, a reiteração. Tipos de repetição inerentes à produção de obra.

Afinidades e diferenças com o sistema editorial e a indústria cinematográfica.

A série e o ciclo como estruturas modernas de configuração da pintura e, por vezes, da narrativa. Bill Viola, Paula Rego.


Espaços de permanência, transitoriedade e portabilidade, desmaterialização e digital.

19 Novembro 2021, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Os espaços de permanência: as colecções permanentes (públicas e privadas) institucionais e as obras de arte pública, a céu aberto.

 

Espaços de transitoriedade: modelos de arte efémera – do graffiti às intervenções espontâneas na natureza, no espaço público e com a comunidade; o modelo das exposições temporárias a interagir com o das exposições permanentes; as intervenções no museu. Posições (pela parte dos artistas) de revindicação, de acção política-social, de cção artística (sem qualquer programa não artístico por trás)

 

Espaços de Portabilidade: a circulação da obra e do artista – as residências artísticas, os programas Erasmus para estudantes de arte, as bolsas de estudo, o turismo como fenómeno cultural.

 

Espaços de Desmaterialização da obra através do digital. A tecnologia do pixel e do vector para a construção de imagens digitais (de luz) e de um mundo paralelo das redes sociais, dos museus virtuais.

Questionamentos das páginas profissionais vs pessoais; círculos de pessoas integradas no sistema das artes vs círculo de amigos e família; de onde (quem) provêm os "gostos" e qual o impacto destas reações aos nossos posts? 

A possibilidade de criar uma carreira no mundo virtual ( exposições virtuais, obras virtuais)


Espaço natural, urbano, arquitectónico (religioso e laico).

12 Novembro 2021, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Entre o sagrado e o profano o estatuto dos lugares altera o que neles é exposto.

 

Da gruta pintada à catedral o que permanece?

            O pensamento mágico-religioso, as imagens pedagógicas, as narrativas visuais.

 

Da natureza à paisagem o que muda?

Do natural ao estético; a observação científica para a compreensão do mundo.

 

Porque é que as cidades se tornam musas?

A viagem e o viajante, o turismo e os turistas.  A emergência do conceito de galeria e a sua expansão para o espaço público.


Espaço privado e público, museu, galeria.

5 Novembro 2021, 14:00 Margarida Penetra Prieto

O que distingue um espaço privado de um espaço público no contexto artístico e no sistema das artes? Que outros tipos de espaço existem? O papel das instituições na legitimação dos artistas.

 

Os espaços privados de utilização pública: galerias, fundações, websites e redes sociais, centros de arte contemporânea, de sites arqueológicos com visitas interactivas, de salas para concertos, teatro e outras artes performativas, assim como de muitos outros locais onde se produzem e exibem um conjunto de artefactos, objectos e ideias de valor cultural e artístico.

Eventos: Documenta (Kassel), feiras nacionais e internacionais, bienais. O efeito institucional e legitimador do sistema das artes e a valorização dos encontros multiculturais.

Leitura e análise colectiva do texto de Frederico Ferrarri " O rei vai nú..."


Conferência FBAUL: Julião Sarmento

29 Outubro 2021, 14:00 Margarida Penetra Prieto


Conferência FBAUL: Julião Sarmento