Sumários

As rupturas do século XX e as suas implicações na arte posterior

18 Dezembro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Continuação da análise histórica no contexto das obras de arte e dos seus modos de expor ao público: estratégias de mostrar e dar a ver do século XX: os diferentes contextos propostos dentro do sistema das artes e os seus espaços formais - galerias, os museus-, e informais -os cafés e as exposições dentro de exposições. Caso de estudo: exposições dentro de museus que tomam a sua coleção - The museum as a muse.


as âncoras no século XX e a tecnologia do século XXI

11 Dezembro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Retomando os ismos e o contexto histórico social de que derivam. As âncoras estéticas estabelecidas no século XX e a importância da multidisciplinaridade e da tecnologia nos novos modos de conceber obra artística.


Pensar e fazer pintura

4 Dezembro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Critérios sistematizados de fazer pintura desde o atelier até ao espaço de exibição. A versatilidade e a adaptabilidade dos espaços às obras; a obra que só está terminada no espaço a que se destina (site-sepcific); a obra que é concebida "sem destino" e "sem moldura"; a diferença entre ciclo, série e sequência visual; a obra como políptico - modos de se mostrar  (do cabinet d'amateur, à disposição em linha, à grelha visual); a importância da luz - tipos e maneiras de utilizar.


Rupturas 1900-1930

27 Novembro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Os "ismos". O que é o academismo e como se mantém perante outras manifestações artísticas no princípio do século XX. As primeiras exposições gerais e a comparação entre modos de dar a ver e de mostração das obras nestas exposições e nos salões. A implementação das exposições em espaços não museológicos - as galerias, os cafés, os estúdios - discussão sobre as diferenças entre estes espaços, a sua capacidade de legitimação dos artistas, a comparação com atitudes actuais. Exemplos da mesma obra exposta de modos diferentes em diferentes espaços museológicos: comparação das situações e análise.


realimos, impressionismo e pós impressionismo

20 Novembro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

As distinções entre um projecto artístico por encomenda e a obra com um programa autónomo. Exemplos de artista que têm as duas vertente : obras por encomenda (mecenato, apoio estatal, etc) e obras que cumprem um papel programático (de critica social, de tomada de posição sobre algum assunto). A pintura como testemunho de uma forma de estar crítica no mundo; a pintura pela pintura (origem); a fotografia como meio autónomo e também como meio auxiliar à pintura.