Sumários

Neoclassicismo e romantismo

13 Novembro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

O contexto social e politico do neoclassicismo e do romantismo: as comparações essenciais entre a França e a Alemanha. Discussão sobre algumas obras de referência e o modo como estão hoje expostas em museu: relações como espaço arquitectónico, a iluminação, as obras vizinhas.


Classicismo e romantismo

6 Novembro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Questões de política: as grande alterações na Europa e a pintura documental de carácter histórico ou politico a contrastar com as pinturas de carácter fantasioso. Os desdobramento que advêm das obras destas épocas - onde se enraízam e o que delas deriva. Observação de fotografias em museus e galerias para debate colectivo sobre o contexto em que são observadas:
-qual a relevância das pinturas vizinhas;
-é importante uma linearidade histórica para compreender as obras?
-em que beneficiam se estiverem junto a obras diferentes do mesmo autor?
-é preferível mostrar a pintura por afinidades temáticas?
Exemplos de um mesmo tema sob diferentes meios.


Barroco (2). Continuação.

30 Outubro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

A pintura de estado - as encomendas e o estatuto dos pinturas régios. Casos particulares: Goya. A denúncia pela pintura - o poder político da arte. Denúncias filtradas e denúncias evidentes : onde se expõem as obras, quem as vê, quem compreende a sua mensagem? em que contexto são mais eficazes no tempo em que foram executadas. E hoje? qual a sua eficácia contextual? Debate sobre a qualidade da pintura, o sistema de legitimação das obras e dos artistas.


O Barroco na arte e na sociedade

23 Outubro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Em continuidade com a aula anterior, e numa perspectiva histórica começa-se a falar dos artistas principais do período barroco - a sua capacidade de se desdobrarem em projectos diferenciados e a constante comparação com artistas de outras épocas históricas (anteriores e posteriores). A sistematização da pintura nas cenas de género e o recursos a cânones de composição - comparação das mesmas temáticas entre artistas do norte e do sul da europa. A pintura burguesa de pequeno formato - a questão da portabilidade ; e a arte espectacular agregada aos edifícios de grande escala. A questão documental da pintura de história e a sua apresentação actual nos museus. Debate sobre a importância da luz, da escala do edifício, dos percursos de visita, da encenação museológica (introdução de textos nas paredes, o revestimento colorido das paredes, etc.)


Continuação da aula anterior

16 Outubro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Nesta aula foram relacionados os artistas do alto renascimento com os de períodos históricos posteriores e anteriores. Marcaram-se as diferenças sobre as questões do contexto: o contexto legal, as encomendas e o mecenato e a liberdade de expressão possível; a consciência do artista com projectos de encomenda e projectos de exploração plásticas; a diferença marcada entre a produção artística do sul versus o norte da europa e o resultado efectivo nas condições laborais e no próprio estatuto do artista entre a sua comunidade. A importância do ilusionismo na relação com os espaço arquitectónico sobretudo nos edifícios dedicados ao culto religioso. Debate sobre algumas pinturas integradas actualmente em colecções expostas de museus e a pertinência das opções de mostração.