Sumários

Continuação da aula anterior: a relação da composição da pintura com o contexto arquitectónico

9 Outubro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Esta aula é dedicada ao período renascentista, em continuas comparações com épocas passadas e futuras para a compreensão das distinções e das permanências nas opções que os artistas tomam.
- Especial atenção ao modo como as obras são mostradas no contexto para onde foram originalmente concebidas e no contexto onde hoje podem ser vistas - as opções dos museus para mostrar e dar a ver obras. Discussão sobre a experiência estética dos alunos sobre a Capela sistina: a distância a que os tectos estão (e a necessidade de binóculos), a miniaturização da imagem à distância, a dificuldade de distinguir todas as cenas representadas; olhar para cima e o desconforto da posição; Por outro lado, as fotografias impressas mostram o ponto de vista do fotógrafo num enquadramento que é também um detalhe do tecto; a sensação de excesso de beleza e de tontura ou náusea sentida por algumas pessoas. Foram discutidos mais exemplos, sempre com a participação dos alunos e do seu ponto de vista sobre as questões levantadas.


O pensamento pictórica nas civilizações clássicas e no renascimento tendo como ponto de charneia a Idade Média

2 Outubro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

As grandes narrativas visuais no espaço edificado das igrejas da Alta idade média: as diferenças e as afinidades com a idade clássica e com o renascimento. A composição das páginas e dos manuscritos medievais, afinidades formais e temáticas com as pinturas narrativas parietais e com as bandas desenhadas contemporâneas. Explicação de conceitos fundamentais como o pastiche e o mise-en-abyme.
A apresentação de obras de arte em contextos não originais - discussão colectiva sobre as estratégias e os procedimentos dos museus e nas igrejas na apresentação dessas obras.


Introdução geral co conceito de composição em contexto

25 Setembro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

O que são cenas de género na pintura - trânsitos de ideias e estabilização de cânones ao longo da história da arte. As actualizações do género da pintura na arte contemporânea com as propostas de instalação imersiva.


Apresentação da UC Composição - contextos

18 Setembro 2020, 14:00 Margarida Penetra Prieto

Esta aula foi dedicada à apresentação de duas opções de ensino/aprendizagem colocadas à votação dos alunos.A aula foi presencial e apresentada a grupos de 15 alunos, com a duração de 30 minutos por grupo.
Todos os alunos presentes votaram, sem abstenções, depois de lhes ser apresentado o programa da UC e o modo como cada opção foi desenhada:

1ª opção : aulas a distância através da plataforma coibri-zoom  com a duração de  1 hora e 30 minutos e a apresentação de 2 trabalhos de 5 pg de investigação para avaliação intercalar, e discussão de trabalhos em avaliação final (apenas para alunos sem aprovação intercalar).
Esta opção teve 15 votos.

2ª opção: aulas presenciais de 30 minutos para grupos de 15 alunos, com a apresentação quinzenal de seis trabalhos de investigação 1 pg (15% cada),  e 1 trabalho de investigação de 5  pg para avaliação final (apenas para alunos sem aprovação intercalar).

Esta opção teve 10 votos.