Sumários
COMPOSIÇÃO / DESENHO - SOBREPOSIÇÃO (2ª parte)
4 Março 2021, 14:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Desenhar a partir da observação directa de um ou mais referentes naturais ou orgânicos (fisicamente acessível; pode(m) ou não ser o(s) mesmo(s) usado(s) no(s) exercício(s) anterior(es)):
— Continuação do processo operativo do exercício anterior – Sobreposição / Composição
— Usar com intencionalidade inter-relações de peso, massa, transparência, opacidade e escala na mesma prancha.
Materiais:
- Recomenda-se folhas de formato A2;
- Qualquer meio riscador seco – grafite, carvão, lápis gordo (cor neutra);
- Outros meios como canetas, aparos e/ou pincel com tinta da China ou outra (aguarela; guache...).
- Sugere-se a experimentação de técnicas combinadas secas, líquidas e mistas.
- Sugere-se também o eventual uso de colagens.
(aula ministrada por videoconferência na plataforma Zoom)
Formas naturais: ampliação/ transfiguração (1).
4 Março 2021, 10:00 • Susana Oliveira
Conclusão exerc.2, crítica em aula dos trabalhos em curso.
Apresentação do exercício 3-Formas naturais: ampliação/ transfiguração. Visualização de exemplos.
Apresentação da ponderação de cada exercício do módulo Formas Naturais.
Formas naturais - mancha, volume e textura
2 Março 2021, 17:00 • Maria Inês Ferreira de Mesquita
Módulo 1 "As formas naturais".
COMPOSIÇÃO / DESENHO - SOBREPOSIÇÃO (1ª parte)
2 Março 2021, 14:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Desenhar a partir da observação directa de um ou mais referentes naturais ou orgânicos (fisicamente acessível; pode(m) ou não ser o(s) mesmo(s) usado(s) no(s) exercício(s) anterior(es)):
— Usar a linha e a mancha de forma livre para a representação e para a modelação volumétrica;
— Promover com intencionalidade gráfica e compositiva sobreposições dos referentes representados;
— Levar em consideração a relação entre linha e mancha;
— Criar destaques na composição através de, ou com base em princípios gráficos opostos (Exemplo: (denso / despojado; suave / forte; vago / preciso; figura / fundo; gestualidade / geometria; claro /escuro; acabado / inacabado; etc.);
— Atender essencialmente à composição global da página alicerçada na previsão /intenção, na experimentação e em variações e combinações expressivas;
— Pensar o desenho logo a partir da escolha do ponto de vista, campo visual e percepção espacial;
— Recomenda-se a execução de vários desenhos, eventualmente realizados em simultâneo (se possível).
Apresentação de desenhos de vários artistas de referência.
(aula ministrada por videoconferência na plataforma Zoom)
Formas naturais: mancha, volume e textura (2).
2 Março 2021, 10:00 • Susana Oliveira
Acompanhamento e crítica em aula online do exercício 2-Formas naturais: mancha, volume e textura.