Sumários

Formas Escultóricas: a mancha

7 Maio 2021, 10:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Materialidade e da autonomização da mancha enquanto marca gráfica principal. 

Desenho a carvões: desenho por adição e subtracção de valores carvões variados (vegetal, prensado) e borracha. 

Observação dos valores claro-escuro, escala tonal e ambiente lumínico. 


DESENHO DE OBSERVAÇÃO – FORMA ARTÍSTICA (turno B)

6 Maio 2021, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Continuação das sessões de desenho de observação dos referentes relativos à forma artística - estátuas de gesso.

Indicações técnicas acerca do uso de técnicas líquidas (aguadas e aguarela) - Construir o desenho a partir do desenho das manchas de claro e escuro e introduzir a linha posteriormente.
Realização de vários desenhos em âmbitos dos diferentes referentes apresentados na sala de aula.
Acompanhamento individualizado aos alunos durante o desenvolvimento dos desenhos.
Apreciação e comentários aos desenhos dos alunos realizados em casa (compensação derivada da divisão da turma em dois turnos). 

Visualização de alguns portfólios dos alunos relativos aos desenhos do 1º módulo - Forma Natural ou Orgânica 


Módulo 2: Gessos (3)

6 Maio 2021, 10:00 Susana Oliveira

3) Exercícios linha e mancha. 


Formas Escultóricas: a mancha

4 Maio 2021, 17:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Materialidade e da autonomização da mancha enquanto marca gráfica principal. 

Desenho a carvões: desenho por adição e subtracção de valores carvões variados (vegetal, prensado) e borracha. 

Observação dos valores claro-escuro, escala tonal e ambiente lumínico. 


DESENHO DE OBSERVAÇÃO – FORMA ARTÍSTICA (turno A)

4 Maio 2021, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Continuação das sessões de desenho de observação dos referentes relativos à forma artística - estátuas de gesso.

Indicações técnicas acerca do uso de técnicas líquidas (aguadas e aguarela) - Construir o desenho a partir do desenho das manchas de claro e escuro e introduzir a linha posteriormente.
Realização de vários desenhos em âmbitos dos diferentes referentes apresentados na sala de aula.
Acompanhamento individualizado aos alunos durante o desenvolvimento dos desenhos.
Apreciação e comentários aos desenhos dos alunos realizados em casa (compensação derivada da divisão da turma em dois turnos). 

Visualização de alguns portfólios dos alunos relativos aos desenhos do 1º módulo - Forma Natural ou Orgânica