Sumários

Formas Escultóricas - mancha (continuação)

11 Maio 2021, 17:00 Maria Inês Ferreira de Mesquita

Exaltação das dimensões da mancha tratamento gráfico, textura, qualidade matérica, etc. no desenho a carvão; densidade, acumulação, apagamento, rasura, contrastes, relação com a linha. 


DESENHO DE OBSERVAÇÃO – FORMA ARTÍSTICA (turno A)

11 Maio 2021, 14:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Continuação das sessões de desenho de observação dos referentes relativos à forma artística - estátuas de gesso.

Primeiro exercício: 
— Realização de desenhos rápidos cronometrados com o intuito de criar agilidade na observação directa dos referentes presentes.

Segundo exercício:
— Indicações técnicas acerca do uso da técnica desenho aditivo e subtrativo com carvão vegetal; 
— Construção do desenho a partir da criação de uma mancha uniforme de meio tom; 
— Abrir zonas de valor tonal claro com borracha moldável e de plástico; 
— Sucessivos acrescentos, recuos e outras modelações com carvão e com as borrachas; 
— Realização de vários desenhos. 
— Acompanhamento individualizado aos alunos durante o desenvolvimento dos desenhos.

Apreciação e comentários aos desenhos dos alunos realizados em casa (compensação derivada da divisão da turma em dois turnos). 

Visualização de alguns portfólios dos alunos relativos aos desenhos do 1º módulo - Forma Natural ou Orgânica 


Módulo 2: Gessos, exercício 4

11 Maio 2021, 10:00 Susana Oliveira

Carvões; a luz e a sombra. Modelação do volume.


Desenho atmosférico. Espaço -Objecto

10 Maio 2021, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Desenho de modelação da luz sobre as superfícies integrado numa composição de elementos espaciais do contexto do interior da sala de aula.

Elementos imóveis: espaço arquitectónico e elementos móveis: cavaletes e figuras no interior da sala.
Desenho atmosférico a carvão várias densidades e intensidades, com recurso a borracha miolo pão.


Desenho atmosférico. Espaço -Objecto

7 Maio 2021, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Desenho de modelação da luz sobre as superfícies integrado numa composição de elementos espaciais do contexto do interior da sala de aula.

Elementos imóveis: espaço arquitectónico e elementos móveis: cavaletes e figuras no interior da sala.
Desenho atmosférico a carvão várias densidades e intensidades, com recurso a borracha miolo pão.