Sumários

Os anos 20 nas artes plásticas portuguesas. OS 5 Independentes. A escultura.

6 Maio 2022, 10:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Eduardo Viana e o orfismo. Depois de Orpheu e Portugal Futurista. Introdução aos anos 20. Os anos 20 e a matriz portuguesa do regresso à ordem. Os casos de Manuel Jardim, Armando de Basto e Eduardo Viana. As novas revistas mundanas e os ilustradores. Os 5 Independentes e a matriz cézanniana: Dordio Gomes, Francisco Franco, Diogo de Macedo e ainda João Abel Manta.

[sessão presencial e por videoconferência]

Bibliografia:

  • AA.VV.; Museu do Chiado. Arte Portuguesa. 1850-1950, Lisboa: Instituto Português dos Museus, Museu do Chiado, 1994.
  • AA.VV.;  História da Arte Portuguesa – 3ºvolume (direcção de Paulo Pereira), Lisboa: Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1996.
  • AA.VV.;  Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX (Volumes 15-20) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
  • DIAS, Fernando Rosa, Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa Entre-Guerras (1914-1940), Lisboa: Campo da Comunicação, 2011.
  • FRANÇA, José-Augusto; A Arte em Portugal no século XX (1911-1961), Lisboa: Bertrand Editora, 1991, 3ª edição acrescentada; 1974, 1ª edição).


Grupo do Leão: artistas e exposições. Silva Porto.

4 Maio 2022, 14:00 Eduardo Manuel Alves Duarte

Grupo do Leão: artistas e exposições. Silva Porto. 


Teste de avaliação.

29 Abril 2022, 14:00 Eduardo Manuel Alves Duarte

Teste de avaliação pelo Moodle da ULisboa.


Amadeo de Souza-Cardoso e o ciclo vanguardista da geração de Orpheu. O Futurismo: Santa Rita Pintor e Almada Negreiros.

29 Abril 2022, 10:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Continuação do Estudo de Amadeo: O afastamento do grupo de portugueses e o assumir das vanguardas. O envolvimento na exposição Armory Show; as mudanças de 1913 e o retorno a Manhufe: a experiência dos «ismos». As exposições individuais de 1916: abstracção versus futurismo. A importância da última fase de Amadeo: a síntese dos «ismos». A difícil recepção póstuma da obra de Amadeo e a tardia mitificação – os paradoxos do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso instituído pelo Secretariado de Propaganda Nacional de António Ferro. A formação Académica de Santa-Rita e as provas de bolseiro. Santa-Rita e o futurismo. Definição de estratégias. A Dimensão performativa e provocatória a inspiração futurista. A relação com Orpheu e a edição do Portugal Futurista. A sessão futurista. As cumplicidades com Almada Negreiros. Carlos Porfírio e o futurismo no Algarve. Eduardo Viana e o orfismo dos Delaunay.

[sessão presencial e por videoconferência]

Bibliografia:

  • AA.VV.;  História da Arte Portuguesa – 3ºvolume (direcção de Paulo Pereira), Lisboa: Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1996.
  • AA.VV.;  Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX (Volumes 15-20) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
  • DIAS, Fernando Rosa, Ecos Expressionistas na Pintura Portuguesa Entre-Guerras (1914-1940), Lisboa: Campo da Comunicação, 2011.
  • FRANÇA, José-Augusto; A Arte em Portugal no século XX (1911-1961), Lisboa: Bertrand Editora, 1991, 3ª edição acrescentada; 1974, 1ª edição).


A arquitetura no século XIX e XX.

27 Abril 2022, 14:00 Eduardo Manuel Alves Duarte

A arquitetura no século XIX e XX. Neomanuelino, revivalismos e ecletismos. As formas, os materiais e os arquitetos. O estilo "Beaux Arts". Monserrate e Sintra. Luigi Pietro Manini; José Luís Monteiro, Adães Bernudes, Ventura Terra, Marques da Silva, Álvaro Machado, Norte Júnior e Raul Lino. Raul Lino: teoria e arquitetura.