Sumários
D. João V e a Capela de S. João Batista. O Terramoto de 1755.
4 Março 2022, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
D. João V e a Capela de S. João Batista. O aqueduto das Águas Livres. O Terramoto de 1755.
A Pintura na transição entre os séculos XVIII-XIX: Vieira Portuense e Domingos Sequeira. A arquitectura e a escultura neoclássicas
4 Março 2022, 10:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Vieira Portuense e Domingos Sequeira. Uma geração de pintores na encruzilhada entre setecentos e oitocentos. A dimensão eclética e de transição: marcações rococó, neoclássicas e pré-românticas na obra dos dois pintores. A última fase de Sequeira e o pré-romantismo. João José de Aguiar e o caso da escultura neoclássica. Principais monumentos da arquitectura neoclássica portuguesa: a importância de José da Costa e Silva. A criação das Academias de Belas-Artes de Lisboa e do Porto.
[sessão presencial e por videoconferência]
Bibliografia:
- AA.VV., A Arte Portuguesa do Século XIX, Lisboa; Instituto Português do Património Cultural; Palácio da Ajuda, Antiga Galeria de Pintura do Rei D. Luís, Março-Maio 1988 (textos de José-Augusto França e Lucília Verdelho da Costa).
- AA.VV.: Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX. Expressões do Neoclassicismo (volume 14) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
- FRANÇA, José-Augusto: A Arte portuguesa de Oitocentos, Lisboa, Instituto da Cultura e Língua Portuguesa, 1979.
- FRANÇA, José-Augusto: A Arte em Portugal no século XIX (2 volumes), Lisboa: Bertrand Editora, 1990.
Not Taught.
2 Março 2022, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
A aula não lecionada devido a uma reunião na CM de Abrantes, no âmbito de um protocolo entre a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e esta autarquia.
D. João V.
25 Fevereiro 2022, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
Aula lecionada voa Colibri/Zoom.
Apresentação do programa, bibliografia e conversa sobre as avaliações. Panorama da Arte Portuguesa no século XVIII. A Baixa Pombalina e o espírito iluminista.
25 Fevereiro 2022, 10:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Apresentação do programa, bibliografia e conversa sobre as avaliações. Panorama da Arte Portuguesa no século XVIII. A arte portuguesa na época do terramoto de 1755. Os pintores Vieira Lusitano e Pedro Alexandrino. A reconstrução da Baixa Pombalina e o espírito iluminista. A estratégia e os projectos. As implicações das transformações do Terreiro do Paço em Praça do Comércio e da nova traça urbana.
[sessão presencial e por videoconferência]
Bibliografia:
- AA.VV.: História da Arte Portuguesa. Volume 3 (direcção de Paulo Pereira), Lisboa: Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1996.
- AA.VV.: Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX. Estética Barroca II: Pintura, arte Efémera, Talha e Azulejo (Volume 13) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
- FRANÇA, José-Augusto: Lisboa Pombalina e o Iluminismo. 1ª Edição. Lisboa: Bertrand Editora, 1987.
- FRANÇA, José-Augusto: A reconstrução de Lisboa e a Arquitectura Pombalina. 3ª Edição. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1989.