Sumários
A Escultura Portuguesa entre o século XIX e XX: o caso de Soares dos Reis. A escultura monumental da Primeira República
8 Abril 2022, 10:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Soares dos Reis e a escultura de finais do século XIX. A importância de «O Desterrado». A escultura portuguesa na transição de século: entre marcações simbolistas e realistas. A escultura monumental da Primeira República.
[sessão presencial e por videoconferência]
Bibliografia:
- AA.VV., A Arte Portuguesa do Século XIX, Lisboa; Instituto Português do Património Cultural; Palácio da Ajuda, Antiga Galeria de Pintura do Rei D. Luís, Março-Maio 1988 (textos de José-Augusto França e Lucília Verdelho da Costa).
- AA.VV., Museu do Chiado. Arte Portuguesa. 1850-1950, Lisboa: Instituto Português dos Museus, Museu do Chiado, 1994
- AA.VV., História da Arte Portuguesa – 3ºvolume (direcção de Paulo Pereira), Lisboa: Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1996.
- AA.VV., Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX (Volumes 15-20) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
- FRANÇA, José-Augusto: A Arte em Portugal no século XIX (2 volumes), Lisboa: Bertrand Editora, 1990.
- FRANÇA, José-Augusto: A Arte em Portugal no século XX (1911-1961), Lisboa: Bertrand Editora, 1991, 3ª edição acrescentada; 1974, 1ª edição).
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6 Abril 2022, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
O conceito de manuelino e o romantismo. Varnhagen e Garrett. O Jornal das Belas-Artes. A fundação das Academias de Belas-Artes de Lisboa e do Porto: estrutura, cadeiras e professores. Coleções e livros de apoio ao ensino. António Manuel da Fonseca e o academismo.
Romantismo, naturalismo e realismo.
1 Abril 2022, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
Os conceitos literários de romantismo, naturalismo e realismo e a sua relação com as artes plásticas.
O caso de Henrique Pousão. A pintura simbolista
1 Abril 2022, 10:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
O caso Henrique Pousão: a biografia artística e o seu peculiar lugar estético entre o naturalismo português, o impressionismo francês e os macchioli italianos. O simbolismo português: a transição dos séculos XIX e XX. O simbolismo no Porto: o caso de Aurélia de Sousa. António Carneiro. O simbolismo nos pintores de Lisboa.
[sessão presencial e por videoconferência]
Bibliografia:
- AA.VV.; A Arte Portuguesa do Século XIX, Lisboa; Instituto Português do Património Cultural; Palácio da Ajuda, Antiga Galeria de Pintura do Rei D. Luís, Março-Maio 1988 (textos de José-Augusto França e Lucília Verdelho da Costa).
- AA.VV.; Museu do Chiado. Arte Portuguesa. 1850-1950, Lisboa: Instituto Português dos Museus, Museu do Chiado, 1994
- AA.VV.; Arte Portuguesa. Da Pré-História ao Século XX (Volumes 15-20) (coordenação de Dalila Rodrigues), Fubu Editores, 2009.
- FRANÇA, José-Augusto: A Arte portuguesa de Oitocentos, Lisboa, Instituto da Cultura e Língua Portuguesa, 1979.
- FRANÇA, José-Augusto: A Arte em Portugal no século XIX (2 volumes), Lisboa: Bertrand Editora, 1990.
- FRANÇA, José-Augusto: A Arte em Portugal no século XX (1911-1961), Lisboa: Bertrand Editora, 1991, 3ª edição acrescentada; 1974, 1ª edição).
Domingos Sequeira. D. Fernando II e o Castelo da Pena, em Sintra.
30 Março 2022, 14:00 • Eduardo Manuel Alves Duarte
Domingos Sequeira: últimas obras. o processo criativo, dos esboços e desenhos à pintura. D. Fernando II e o Castelo da Pena, em Sintra. Contexto estético e plástico do romantismo português.