Sumários
Dispositivos perspécticos
22 Novembro 2016, 16:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Técnicas perspécticas / dispositivos perspécticos: técnicas de desenho assistido por dispositivos de captura e instrumentos auxiliares de registo para registar um ponto de vista. Ferramentas referenciadoras de escalas e ângulos (prumos; compassos; réguas; etc.); perspectógrafos; câmara obscura e câmara lúcida. Enquadramento teórico e caracterizações dos métodos perspécticos: desenho de representação objectiva através de desenho “à vista”, “in situ”; desenho assistido por dispositivos auxiliares de representação (cfr. Juan Molina, David Hockney [Secret Knowledge], Américo Marcelino [tese de doutoramento]). A ideia de reproduzir um “ponto de vista”: transferir relações espaciais, topológicas ou geométricas da imagem vista para a imagem representada; coincidir a perspectiva/imagem observada e a perspectiva/imagem desenhada.
Perspectógrafos: o velo de L. B. Alberti; os vidros, janelas, portinholas e molduras reticulares, de Leonardo V. a A. Dürer e outros. Casos, exemplos e demonstrações.
Câmara obscura: o fenómeno e os dispositivos. Câmaras de visor e de projector. As várias tipologias e aplicações. Casos, exemplos e demonstrações.
Câmara lúcida: funcionamento e aplicações. Câmaras de sobreposição directa e aparente. As várias tipologias e aplicações. Casos, exemplos e demonstrações.
Exercícios direccionados: experimentação do desenho assistido com câmara lúcida. Explicação sobre o funcionamento dos dispositivos. Indicações para o desenvolvimento do trabalho extra aula: construção de um perspectógrafo (janela+visor, tipo velo de Alberti ou vidro de Leonardo) e respectivos desenhos de aplicação.1ª Avaliação Periódica
15 Novembro 2016, 16:00 • Américo Luís Enes Marcelino
O Primeira avaliação periódica: discussão intercalar individualizada de todo o trabalho desenvolvido até ao momento: Portfólio dos desenhos de aplicação dos temas abordados até ao momento e apreciação do desenvolvimento do trabalho de fundo “Drawing Close-Up” em curso.
Estruturação perspéctica.
8 Novembro 2016, 16:00 • Américo Luís Enes Marcelino
nclusão sobre os métodos construtivos para a representação gráfica objectiva: o desenho em perspectiva. Perspectiva visual. Perspectógrafo: ponto de vista (/de observação); linha (/plano) de horizonte; linha (/plano médio) vertical; Direcções de rectas: pontos de fuga. Direcções de planos: rectas de fuga. Estruturação perspéctica: colocação e orientação dos objectos em relação ao observador (observação de casos com 1, 2 e 3 pontos de fuga); campo visual (limites e distorção visual). Método para representar figuras em escorço (cf. Jean Cousin).
Exercício de aplicação: três desenhos de espaços em perspectiva com 1, 2 e 3 pontos de fuga.
Acompanhamento dos trabalhos de aplicação em curso.—
25 Outubro 2016, 16:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Não houve aula por motivo de interrupção letiva para as comemorações dos 180 anos das Belas-Artes.
Estruturação e Geometrização (desenho esquemático / diagramático)
18 Outubro 2016, 16:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Métodos geométricos no desenho de representação objectivo: desenho esquemático / diagramático; eixos construtivos / direcções e forças / esquema; esqueleto formal; estrutura interior implícita e estrutura de superfície; linhas e construções auxiliares; figuras geométricas auxiliares (estruturas de apoio; linhas de chamada; eixos, direcções e linhas construtivas). Simplificação e nivelamento por planimetria em formas geométricas básicas (de contornos aparentes de formas positivas e negativas) (e.g. Theo van Doesburg). Simplificação e nivelamento de volumes, massas e superfícies (e.g. Luca Cambiaso).
Método da forma (ou síntese) circular: envolvimento de corpos e elementos formais em estruturas básicas circulares/ovaladas; geometrização curva de formas; (apreensão de formas curvas por gestos circulares).
Técnica do Block-in (ou blocking in): encaixe das formas e volumes em sólidos geométricos ou blocos formais elementares; (“empacotar” formas complexas em blocos ou estruturas simples); reduzir as formas a volumes básicos; eliminar detalhes; empacotar os elementos em blocos geométricos ou “envelopes” formais.
Acompanhamento dos trabalhos de aplicação em curso.