Sumários

M3.2 - Música Electroacústica. Exercícios de aplicação

10 Novembro 2020, 14:00 António de Sousa Dias

Pierre Schaeffer: Morfologia e Tipologia. Critérios de classificação tipológica. O caso particular dos objectos equilibrados.

Exercício de aplicação com exemplos pré-seleccionados e identificados tipologicamente. Questões de construção em criação musical e sonora. Forma e estrutura.


M3.2 - Música Electroacústica. Exercícios de aplicação

10 Novembro 2020, 10:00 António de Sousa Dias

Pierre Schaeffer: Morfologia e Tipologia. Critérios de classificação tipológica. O caso particular dos objectos equilibrados.

Exercício de aplicação com exemplos pré-seleccionados e identificados tipologicamente. Questões de construção em criação musical e sonora. Forma e estrutura.


M3.1 - Música Electroacústica. Princípios gerais

3 Novembro 2020, 14:00 António de Sousa Dias

Sessão de carácter teórico, com apresentação de exemplos de Pierre Schaeffer, Karlheinz Stokhausen, Pierre Henry, Luc Ferrari, François Bayle, Bernard Parmegiani, Jean-Claude Risset, Barry Truax, Horacio Vaggione, entre outros.

Introdução histórica. Conceitos e definições de Música concreta, electrónica, electroacústica, acusmática, Arte Sonora, Criação Sonora, Som Organizado, etc.

Da paisagem Sonora à fonofixação, do objecto sonoro a uma escrita electroacústica. Objecto sonoro e escuta reduzida. A influência da tecnologia sobre a linguagem. Escritas electroacústicas, exemplos: Técnicas de base. Microsom: granulação e micromontagem. Questão da partitura: para que serve? Funções de uma partitura. Tipos de Partitura. Exemplos musicais no moodle (Parmerud, Risset, etc.). Programas de ajuda à construção de partituras de escuta: Acousmographe (GRM) e iAnalyse (Couprie).


M3.1 - Música Electroacústica. Princípios gerais

3 Novembro 2020, 10:00 António de Sousa Dias

Sessão de carácter teórico, com apresentação de exemplos de Pierre Schaeffer, Karlheinz Stokhausen, Pierre Henry, Luc Ferrari, François Bayle, Bernard Parmegiani, Jean-Claude Risset, Barry Truax, Horacio Vaggione, entre outros.

Introdução histórica. Conceitos e definições de Música concreta, electrónica, electroacústica, acusmática, Arte Sonora, Criação Sonora, Som Organizado, etc.

Da paisagem Sonora à fonofixação, do objecto sonoro a uma escrita electroacústica. Objecto sonoro e escuta reduzida. A influência da tecnologia sobre a linguagem. Escritas electroacústicas, exemplos: Técnicas de base. Microsom: granulação e micromontagem. Questão da partitura: para que serve? Funções de uma partitura. Tipos de Partitura. Exemplos musicais no moodle (Parmerud, Risset, etc.). Programas de ajuda à construção de partituras de escuta: Acousmographe (GRM) e iAnalyse (Couprie).


M2.3 - Introdução à Soundscape Composition

27 Outubro 2020, 14:00 António de Sousa Dias

Barry Truax e a Soundscape composition. Princípios gerais. Escuta de excertos de obras (Truax, Westerkamp, entre outros).

Exercício de aplicação dos princípios de "composição soundscape" e as possibilidades de abordagens preconizadas por Truax.