Sumários

M2.3 - Introdução à Soundscape Composition

27 Outubro 2020, 10:00 António de Sousa Dias

Barry Truax e a Soundscape composition. Princípios gerais. Escuta de excertos de obras (Truax, Westerkamp, entre outros).

Exercício de aplicação dos princípios de "composição soundscape" e as possibilidades de abordagens preconizadas por Truax.


M2.2 - Paisagens sonoras. Construção de Paisagens sonoras

20 Outubro 2020, 14:00 António de Sousa Dias

Primeira parte:

Exercício: Planificar e realizar uma sessão (c. 1 minuto máx.) contendo pelo menos duas paisagens sonoras contrastantes utilizando bibliotecas de sons. A transição entre as paisagens pode ser feita de forma abrupta (por corte) ou progressiva (fundido-encadeado / cross-fade).

Definir os contrastes a partir do vocabulário estudado (Schafer, Krazer): contraste de geofonia, biofonia, antropofonia; escolha e definição de sons de tonalidade, de sinais e marcadores sonoros; procurar tratamento de planos, distâncias e movimento dos diferentes factos sonoros bem como a sua caracterização em termos referenciais e semânticos, entre outros.

Segunda parte:

Discussão dos resultados obtidos. Noção de ponto de escuta (ponto de vista). Noção de plano sonoro, de localização de factos sonoros. Panorâmica de amplitude.


M2.2 - Paisagens sonoras. Construção de Paisagens sonoras

20 Outubro 2020, 10:00 António de Sousa Dias

Primeira parte:

Exercício: Planificar e realizar uma sessão (c. 1 minuto máx.) contendo pelo menos duas paisagens sonoras contrastantes utilizando bibliotecas de sons. A transição entre as paisagens pode ser feita de forma abrupta (por corte) ou progressiva (fundido-encadeado / cross-fade).

Definir os contrastes a partir do vocabulário estudado (Schafer, Krazer): contraste de geofonia, biofonia, antropofonia; escolha e definição de sons de tonalidade, de sinais e marcadores sonoros; procurar tratamento de planos, distâncias e movimento dos diferentes factos sonoros bem como a sua caracterização em termos referenciais e semânticos, entre outros.

Segunda parte:

Discussão dos resultados obtidos. Noção de ponto de escuta (ponto de vista). Noção de plano sonoro, de localização de factos sonoros. Panorâmica de amplitude.


M2.1 - A Paisagem sonora. Princípios gerais

13 Outubro 2020, 14:00 António de Sousa Dias

R. Murray Schafer e a Paisagem Sonora (Soundscape). Critérios de classificação de Factos Sonoros (características físicas ou perceptivas, função e significado, etc.). As categorias de Krauze (geofonia, biofonia e antropofonia).

Complementos: Resposta de microfones e curvas de Fletcher-Munson.

Exercício: Registo de ambiente sonoro acompanhado da notação dos seus componentes (análise e comentário).


M2.1 - A Paisagem sonora. Princípios gerais

13 Outubro 2020, 10:00 António de Sousa Dias

R. Murray Schafer e a Paisagem Sonora (Soundscape). Critérios de classificação de Factos Sonoros (características físicas ou perceptivas, função e significado, etc.). As categorias de Krauze (geofonia, biofonia e antropofonia).

Complementos: Resposta de microfones e curvas de Fletcher-Munson.

Exercício: Registo de ambiente sonoro acompanhado da notação dos seus componentes (análise e comentário).