Sumários
M1.3 - Gravação, montagem e mistura de um diálogo. Elementos de acústica e psicoacústica. Incidências da percepção no tratamento sonoro.
6 Outubro 2020, 14:00 • António de Sousa Dias
1ª Parte - Gravação, montagem e mistura de um diálogo
Apresentação e trabalho em ProTools First.
Exercício proposto: Continuação do exercício anterior, considerando elementos adicionais e o lugar e função de música e de design sonoro. Tratamentos dinâmicos e espectrais.
Complementos: Mesa de mistura; Sessão áudio: organização e distribuição (vozes, ambientes e música; grupos e subgrupos).
2ª Parte - Elementos de acústica e psicoacústica. Incidências da percepção no tratamento sonoro.
Áudio digital - Amostragem de sinal (cont.) Frequência de amostragem, Hertz (Hz); Teorema de Nyquist (1928). Quantização, bits. Valores típicos: CD áudio: 44,1kHz, 16 bits; A/V: 48kHz, 16/24 bits.
Elementos de acústica e psicoacústica: Pitch e Loudness, correlatos perceptivos de Frequência e de Amplitude. Sons complexos: Parciais de um som: harmónicos e inarmónicos de um som. Série harmónica; harmónico; fundamental (1º harmónico) de um som. Espectro de um som, fenómeno de altura virtual. Sensação de intensidade (loudness). Curvas isófonas; diagrama de Fletcher-Munson (1933).M1.3 - Gravação, montagem e mistura de um diálogo. Elementos de acústica e psicoacústica. Incidências da percepção no tratamento sonoro.
6 Outubro 2020, 10:00 • António de Sousa Dias
1ª Parte - Gravação, montagem e mistura de um diálogo
Apresentação e trabalho em ProTools First.
Exercício proposto: Continuação do exercício anterior, considerando elementos adicionais e o lugar e função de música e de design sonoro. Tratamentos dinâmicos e espectrais.
Complementos: Mesa de mistura; Sessão áudio: organização e distribuição (vozes, ambientes e música; grupos e subgrupos).
2ª Parte - Elementos de acústica e psicoacústica. Incidências da percepção no tratamento sonoro.
Áudio digital - Amostragem de sinal (cont.) Frequência de amostragem, Hertz (Hz); Teorema de Nyquist (1928). Quantização, bits. Valores típicos: CD áudio: 44,1kHz, 16 bits; A/V: 48kHz, 16/24 bits.
Elementos de acústica e psicoacústica: Pitch e Loudness, correlatos perceptivos de Frequência e de Amplitude. Sons complexos: Parciais de um som: harmónicos e inarmónicos de um som. Série harmónica; harmónico; fundamental (1º harmónico) de um som. Espectro de um som, fenómeno de altura virtual. Sensação de intensidade (loudness). Curvas isófonas; diagrama de Fletcher-Munson (1933).M1.2 - Gravação, montagem e mistura de um diálogo (cont.).
29 Setembro 2020, 14:00 • António de Sousa Dias
Exercício proposto:
Continuação do exercício anterior, introduzindo o tratamento de som em pós produção.
Conteúdos (resumo):
Elementos de acústica e psicoacústica: representação de sinais sonoros, ondas, sonogramas e espectrogramas. Transformação de elementos sonoros: filtragem e reverberação
A cadeia electroacústica e etapas da realização sonora: pós-produção - tratamento de sinais sonoros - tratamentos dinâmicos e espectrais.
Tópicos e indicações gerais (abrev.):
1ª Parte - Comentário do exercício e apresentação de matérias
Criação de ambiente homogéneo: o problema da coerência do som ambiente; indicação - gravar ambiente (30" a 2 minutos)
Problema dos ataques em ficheiros de som. Introdução de cliques e sua explicação - exemplos de sons com e sem ataque (e relaxe): incidência da irrupção ou interrupção brusca de som na percepção de ataque ou clique.
Processamento de sinal. Filtragem: remoção de graves (e agudos) - Audacity: efeitos: a) Graves e Agudos, b) EQ Gráfico (filtro de bandas) e c) Filter curve. Reverberação; Eco: simulação de diferentes tipos de espaços - Audacity: efeitos: Reverberador e Eco. Efeitos que requerem existência de silêncio.
Audição de paradoxos sonoros escolhidos: necessidade de melhor compreensão de mecanismos de audição
2ª Parte - Definição de termos básicos e apresentação de exemplos.
Termos de acústica e psicoacústica: frequência, tempo / período; amplitude.
Fases de um som: ataque, sustento, relaxe/ressonância (dinâmica)
O timbre - cor do som - componentes - relação entre forma da onda (tempo) e parciais (frequência). Sincronia de ataques, importância do vibrato e da presença de harmónicos e sua incidência na percepção do timbre dos sons.
Exemplos sonoros em Audacity (forma de onda, sonograma), MaxMSP e Audiosculpt (sonogramas e espectrogramas) e Reaper (espectrograma)M1.2 - Gravação, montagem e mistura de um diálogo (cont.).
29 Setembro 2020, 10:00 • António de Sousa Dias
Exercício proposto:
Continuação do exercício anterior, introduzindo o tratamento de som em pós produção.
Conteúdos (resumo):
Elementos de acústica e psicoacústica: representação de sinais sonoros, ondas, sonogramas e espectrogramas. Transformação de elementos sonoros: filtragem e reverberação
A cadeia electroacústica e etapas da realização sonora: pós-produção - tratamento de sinais sonoros - tratamentos dinâmicos e espectrais.
Tópicos e indicações gerais (abrev.):
1ª Parte - Comentário do exercício e apresentação de matérias
Criação de ambiente homogéneo: o problema da coerência do som ambiente; indicação - gravar ambiente (30" a 2 minutos)
Problema dos ataques em ficheiros de som. Introdução de cliques e sua explicação - exemplos de sons com e sem ataque (e relaxe): incidência da irrupção ou interrupção brusca de som na percepção de ataque ou clique.
Processamento de sinal. Filtragem: remoção de graves (e agudos) - Audacity: efeitos: a) Graves e Agudos, b) EQ Gráfico (filtro de bandas) e c) Filter curve. Reverberação; Eco: simulação de diferentes tipos de espaços - Audacity: efeitos: Reverberador e Eco. Efeitos que requerem existência de silêncio.
Audição de paradoxos sonoros escolhidos: necessidade de melhor compreensão de mecanismos de audição
2ª Parte - Definição de termos básicos e apresentação de exemplos.
Termos de acústica e psicoacústica: frequência, tempo / período; amplitude.
Fases de um som: ataque, sustento, relaxe/ressonância (dinâmica)
O timbre - cor do som - componentes - relação entre forma da onda (tempo) e parciais (frequência). Sincronia de ataques, importância do vibrato e da presença de harmónicos e sua incidência na percepção do timbre dos sons.
Exemplos sonoros em Audacity (forma de onda, sonograma), MaxMSP e Audiosculpt (sonogramas e espectrogramas) e Reaper (espectrograma)
M1.1 - Gravação, montagem e mistura de um diálogo.
22 Setembro 2020, 14:00 • António de Sousa Dias
Exercício proposto:
A partir da gravação de um diálogo, onde as diferentes vozes são gravadas em momentos distintos, proceder à sua montagem, tratamento e mistura.
Conteúdos (resumo):
Conceitos básicos de áudio digital: transdução, digitalização, frequências de amostragem mais usuais - 44,1kHz; 48kHz. Representações digitais e analógicas do som: ficheiros/pistas mono e estéreo. Tipos usuais de ficheiros áudio sem compressão (Aiff, Wave) e com compressão (mp3, m4a).
A cadeia electroacústica e etapas da realização sonora: registo, montagem e mistura. Uso do Audacity.