Sumários
A arte entre-Guerras: o regresso à ordem. A pintura metafísica e o Surrealismo
5 Dezembro 2023, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A arte entre-Guerras: Cocteau e o «regresso à ordem». A Arte Deco. Os realismos entre-Guerras: a «Nova Objectividade alemã»; os muralistas mexicanos; o realismo nos Estados Unidos. Arte e Propaganda.
A pintura metafísica. O Surrealismo. O primeiro
manifesto de Breton. As heranças da pintura metafísica e a primeira construção
de um imaginário pictórico do surrealismo: Max Ernest e Dali. Os casos de
Magritte e Miró. A colagem surrealista, o «cadavre exquis» e o «object trouvé».
Bibliografia geral:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.
A arte do segundo pós-Guerra e o domínio da abstracção. A Escola norte-americana: a pintura de acção e o espacialismo pictórico. O informalismo Europeu.
4 Dezembro 2023, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A arte do segundo Pós-Guerra: a afirmação da escola norte-americana. A pintura de acção. O caso Pollock. O espacialismo e os campos de cor. O informalismo europeu: a arte sob o signo do gesto e da matéria.
A
abstracção e o despertar do Holocausto. O grupo Abstraction-Création. A
abstração geométrica e lírica. A pintura na Europa no pós-Guerra: o gesto e a
matéria sob o signo da abstracção. O informalismo gestual: Hartung; Wols;
Georges Mathieu. O informalismo matérico: Burri e Fontana. Os Grupos «El Paso»
e «Cobra»
Bibliografia geral:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.
Dada e Marcel Duchamp
28 Novembro 2023, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
As origens históricas do Movimento Dada e os seus desenvolvimentos. As acções do Cabaret Voltaire e os manifestos de Tzara. As extensões alemãs e parisienses de Dada. Marcel Duchamp e o ready made.
Bibliografia geral
- AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
A arte entre-Guerras: o regresso à ordem. A pintura metafísica e o Surrealismo
27 Novembro 2023, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A arte entre-Guerras: Cocteau e o «regresso à ordem». A Arte Deco. Os realismos entre-Guerras: a «Nova Objectividade alemã»; os muralistas mexicanos; o realismo nos Estados Unidos. Arte e Propaganda. O Surrealismo. O primeiro manifesto de Breton. As heranças da pintura metafísica e a primeira construção de um imaginário pictórico do surrealismo: Max Ernest e Dali. Os casos de Magritte e Miró. A colagem surrealista, o «cadavre exquis» e o «object trouvé».
Bibliografia geral:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.
Introdução ao movimento Dada.
21 Novembro 2023, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
As origens históricas do Movimento Dada e os seus desenvolvimentos. As acções do Cabaret Voltaire e os manifestos de Tzara. As extensões alemãs e parisienses de Dada.
Bibliografia geral
AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As
Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas;
Dadaísmo) (Actas
das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
ARGAN,
Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del
Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle,
Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
FUSCO, Renato de; História
da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo
hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.