Sumários
Dada e Marcel Duchamp. A escultura nas primeiras vanguardas.
20 Novembro 2023, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Marcel Duchamp
e o ready made.
Bibliografia geral
AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As
Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas;
Dadaísmo) (Actas
das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
ARGAN,
Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del
Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle,
Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
FUSCO, Renato de; História
da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo
hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris:
Éditions Gallimard, 2000.
O Construtivismo Russo. Mondrian e o Neoplasticismo. A escultura nas primeiras vanguardas.
14 Novembro 2023, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A Escola Vkhutemas. As mulheres
artistas e as vanguardas russas. As vanguardas russas e as artes. O
Construtivismo. Mondrian e o Neoplasticismo. O grupo «De Stijl».
A escultura e as primeiras
vanguardas: cubismo, futurismo e expressionismo na escultura. O caso de
Brancusi.
Bibliografia Geral
AA.VV.
, Aux Origines de l’Abstraction,
1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As
Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas;
Dadaísmo) (Actas
das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
ARGAN,
Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del
Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle,
Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
DIAS, Fernando Rosa, «A Representação
na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis –
Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e
Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
FUSCO, Renato de; História
da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in
Twentieth-Century Art, Oxford:
Claredon Press, 1979.
RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris:
Éditions Gallimard, 2000.
ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris:
Éditions Gallimard Fayard, 2003.
Mondrian e o Neoplasticismo. Introdução ao movimento Dada.
13 Novembro 2023, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Mondrian e o Neoplasticismo. O grupo «De Stijl». As origens históricas do Movimento Dada e os seus desenvolvimentos. As acções do Cabaret Voltaire e os manifestos de Tzara. As extensões alemãs e parisienses de Dada.
Bibliografia Geral
AA.VV.
, Aux Origines de l’Abstraction,
1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As
Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas;
Dadaísmo) (Actas
das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
ARGAN,
Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del
Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle,
Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
DIAS, Fernando Rosa, «A Representação
na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis –
Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e
Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
FUSCO, Renato de; História
da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in
Twentieth-Century Art, Oxford:
Claredon Press, 1979.
RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris:
Éditions Gallimard, 2000.
ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris:
Éditions Gallimard Fayard, 2003.
O Suprematismo. O Construtivismo Russo. Mondrian e o Neoplasticismo.
7 Novembro 2023, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Malevich e o Suprematismo. O quadrado Negro sobre Fundo Branco e as origens do Supremativismo. Os desenvolvimentos do Suprematismo Dinâmico. Os últimos anos de Malevich. A Escola Vkhutemas. As mulheres artistas e as vanguardas russas. As vanguardas russas e as artes. O Construtivismo.
Bibliografia Geral
AA.VV.
, Aux Origines de l’Abstraction,
1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As
Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas;
Dadaísmo) (Actas
das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
ARGAN,
Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del
Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle,
Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
DIAS, Fernando Rosa, «A Representação
na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis –
Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e
Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
FUSCO, Renato de; História
da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in
Twentieth-Century Art, Oxford:
Claredon Press, 1979.
RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris:
Éditions Gallimard, 2000.
ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris:
Éditions Gallimard Fayard, 2003.
O Suprematismo. O Construtivismo Russo.
6 Novembro 2023, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Malevich e o Suprematismo. O quadrado Negro sobre Fundo Branco e as origens do Suprematismo. Os desenvolvimentos do Suprematismo Dinâmico. Os últimos anos de Malevich.A Escola Vkhutemas. As mulheres artistas e as vanguardas russas. As vanguardas russas e as artes. O Construtivismo.
Bibliografia Geral:
AA.VV.
, Aux Origines de l’Abstraction,
1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As
Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas;
Dadaísmo) (Actas
das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
ARGAN,
Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del
Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle,
Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
DIAS, Fernando Rosa, «A Representação
na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis –
Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e
Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
FUSCO, Renato de; História
da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in
Twentieth-Century Art, Oxford:
Claredon Press, 1979.
RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris:
Éditions Gallimard, 2000.
ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris:
Éditions Gallimard Fayard, 2003.