Sumários

Dada e Marcel Duchamp. A escultura nas primeiras vanguardas.

20 Novembro 2023, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Marcel Duchamp e o ready madeA escultura e as primeiras vanguardas: cubismo, futurismo e expressionismo na escultura. O caso de Brancusi.

Bibliografia geral

AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007

ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.

DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.

FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.

GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino  Thames and Hudson, 1996 (1988).

RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


O Construtivismo Russo. Mondrian e o Neoplasticismo. A escultura nas primeiras vanguardas.

14 Novembro 2023, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A Escola Vkhutemas. As mulheres artistas e as vanguardas russas. As vanguardas russas e as artes. O Construtivismo. Mondrian e o Neoplasticismo. O grupo «De Stijl». 

A escultura e as primeiras vanguardas: cubismo, futurismo e expressionismo na escultura. O caso de Brancusi.

Bibliografia Geral

AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.

AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007

ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.

DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.

DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.

FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.

OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.

RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.

ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.



Mondrian e o Neoplasticismo. Introdução ao movimento Dada.

13 Novembro 2023, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Mondrian e o Neoplasticismo. O grupo «De Stijl». As origens históricas do Movimento Dada e os seus desenvolvimentos. As acções do Cabaret Voltaire e os manifestos de Tzara. As extensões alemãs e parisienses de Dada.

Bibliografia Geral

AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.

AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007

ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.

DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.

DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.

FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.

OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.

RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.

ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


O Suprematismo. O Construtivismo Russo. Mondrian e o Neoplasticismo.

7 Novembro 2023, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Malevich e o Suprematismo. O quadrado Negro sobre Fundo Branco e as origens do Supremativismo. Os desenvolvimentos do Suprematismo Dinâmico. Os últimos anos de Malevich. A Escola Vkhutemas. As mulheres artistas e as vanguardas russas. As vanguardas russas e as artes. O Construtivismo. 

Bibliografia Geral

AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.

AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007

ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.

DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.

DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.

FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.

OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.

RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.

ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.



O Suprematismo. O Construtivismo Russo.

6 Novembro 2023, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Malevich e o Suprematismo. O quadrado Negro sobre Fundo Branco e as origens do Suprematismo. Os desenvolvimentos do Suprematismo Dinâmico. Os últimos anos de Malevich.A Escola Vkhutemas. As mulheres artistas e as vanguardas russas. As vanguardas russas e as artes. O Construtivismo. 

Bibliografia Geral:

AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.

AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007

ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.

DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.

DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.

FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.

OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.

RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.

ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.