Sumários
Cubismo Militante. Picasso depois do Cubismo. Introdução ao movimento futurista. A pintura e a escultura futurista. Diferenças entre o Cubismo e o Futurismo na pintura. O Futurismo e as artes. Introdução às Vanguardas Russas.
31 Outubro 2023, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Outros pintores do Cubismo: o Cubismo Militante. Picasso depois do Cubismo. O caso de Guernica. A última fase de Picasso.
O manifesto futurista e introdução ao movimento. Fases do futurismo. Os pintores do futurismo e as suas estratégias plásticas. A representação do movimento: o tempo no futurismo (e diferenças com o cubismo). Panorama do futurismo nas diferentes artes. Os futurismos periféricos. Introdução às Vanguardas Russas.
Bibliografia Geral:
AA.VV.
, Aux
Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris:
Musée d’Orsay, 2004.
AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas
(Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de
Belas-Artes, 2007
ARGAN,
Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del
Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle,
Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
DIAS, Fernando Rosa, «A Representação
na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis –
Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e
Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa:
Editorial Presença, 1988.
OSBORNE,
Harold; Abstraction
and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford:
Claredon Press, 1979.
RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris:
Éditions Gallimard, 2000.
ROQUES, Georges,
Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris:
Éditions Gallimard Fayard, 2003.
Introdução ao movimento futurista. A pintura e a escultura futurista. Diferenças entre o Cubismo e o Futurismo na pintura. O Futurismo e as artes. Introdução às Vanguardas Russas.
30 Outubro 2023, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Na palestra de Suzanne Lacy, «Curious heART: spiritual and relational aspects in social practice».
O manifesto futurista e introdução ao movimento. Fases do futurismo. Os pintores do futurismo e as suas estratégias plásticas. A representação do movimento: o tempo no futurismo (e diferenças com o cubismo). Panorama do futurismo nas diferentes artes. Os futurismos periféricos. Introdução às Vanguardas Russas.
Bibliografia Geral:
AA.VV.
, Aux
Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris:
Musée d’Orsay, 2004.
AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas
(Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de
Belas-Artes, 2007
ARGAN,
Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del
Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle,
Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
DIAS, Fernando Rosa, «A Representação
na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis –
Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e
Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa:
Editorial Presença, 1988.
OSBORNE,
Harold; Abstraction
and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford:
Claredon Press, 1979.
RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris:
Éditions Gallimard, 2000.
ROQUES, Georges,
Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris:
Éditions Gallimard Fayard, 2003.
Picasso e o Cubismo. Picasso antes do cubismo. Picasso e Braque: as fases do Cubismo.
24 Outubro 2023, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Picasso antes do Cubismo: A fase azul e rosa de Picasso. O caso da pintura «Les Demoiselles d’Avignon». As fases do Cubismo: cézanniana, analítica e sintética/hermética. Entendimentos do Cubismo: o cubismo e o problema da representação; O cubismo e a quarta dimensão; a questão do tempo. O cubismo enquanto problema de representação.
Bibliografia:
ARGAN,
Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos
contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
CABANNE, Pierre, O Cubismo, Porto:
Rés Editora, s/data.
DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle,
Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
DIAS, Fernando Rosa, «A Representação
na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis –
Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e
Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
FUSCO, Renato de, História
da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris:
Éditions Gallimard, 2000.
Picasso antes do cubismo. Picasso e Braque: as fases do Cubismo. O Cubismo Militante. Picasso depois do Cubismo.
23 Outubro 2023, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Picasso antes do Cubismo: A fase azul e rosa de Picasso. O caso da pintura «Les Demoiselles d’Avignon». As fases do Cubismo: cézanniana, analítica e sintética/hermética. Entendimentos do Cubismo: o cubismo e o problema da representação; O cubismo e a quarta dimensão; a questão do tempo. O cubismo enquanto problema de representação. Outros pintores do Cubismo: o Cubismo Militante. Picasso depois do Cubismo. O caso de Guernica. A última fase de Picasso.
Bibliografia:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- CABANNE, Pierre, O Cubismo, Porto:
Rés Editora, s/data.
- DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
- FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
O grupo «Der Blaue Reiter». Kandisnky e a abstracção: as varias fases de Kandinsky. Panorama do expresionismo alemão e austríaco.
17 Outubro 2023, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
O Grupo Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul]: a sua formação: o Almanaque e as exposições do grupo. A abstracção de Kandinsky: a primeira fase e «Do Espiritual na Arte». A abstracção da fase Bauhaus e «Ponto, Linha, Plano. A última fase. O Expressionismo austríaco. Panorama do expressionismo nas várias artes.
Bibliografia:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
- FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.