Sumários

O grupo «Der Blaue Reiter». Kandisnky e a abstracção: as varias fases de Kandinsky. Panorama do expresionismo alemão e austríaco.

16 Outubro 2023, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O Grupo Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul]: a sua formação: o Almanaque e as exposições do grupo. A abstracção de Kandinsky: a primeira fase e «Do Espiritual na Arte». A abstracção da fase Bauhaus e «Ponto, Linha, Plano. A última fase. O Expressionismo austríaco. Panorama do expressionismo nas várias artes.

Bibliografia:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


Matisse depois do Fauvismo. O caso de George Rouault. Introdução ao Expressionismo: O Grupo Die Brücke.

10 Outubro 2023, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O percurso de Matisse depois do Fauvismo. Esforço de caracterização do fauvismo enquanto movimento artístico. O caso de George Rouault, relações e diferenças com o fauvismo. Relações e Matisse e de Rouault com o expressionismo. Introdução ao expressionismo alemão. Introdução ao Expressionismo: uma estética dionisíaca, existencialista e vitalista. O Grupo Die Brücke [A Ponte]: os membros, os percursos, as características. A questão do primitivismo. O caso de Emil Nolde. A gravura e a escultura no grupo Die Brücke. Diferenças do grupo Die Brücke com o Fauvismo

Bibliografia:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


Matisse depois do Fauvismo. O caso de George Rouault. Introdução ao Expressionismo: O Grupo Die Brücke.

9 Outubro 2023, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O percurso de Matisse depois do Fauvismo. Esforço de caracterização do fauvismo enquanto movimento artístico. O caso de George Rouault, relações e diferenças com o fauvismo. Relações e Matisse e de Rouault com o expressionismo. Introdução ao expressionismo alemão. Introdução ao Expressionismo: uma estética dionisíaca, existencialista e vitalista. O Grupo Die Brücke [A Ponte]: os membros, os percursos, as características. A questão do primitivismo. O caso de Emil Nolde. A gravura e a escultura no grupo Die Brücke. Diferenças do grupo Die Brücke com o Fauvismo

Bibliografia:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


A construção da arte Moderna. Início do estudo de Matisse e do Fauvismo.

3 Outubro 2023, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O Pós-impressionismo. O Simbolismo e a Arte Nova. Introdução às Vanguardas artísticas. O Fauvismo e o início das vanguardas artísticas em França. Matisse e o Fauvismo. Outros nomes do Fauvismo.

Bibliografia:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


A construção da arte Moderna. Início do estudo de Matisse e do Fauvismo.

2 Outubro 2023, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O Pós-impressionismo. O Simbolismo e a Arte Nova. Introdução às Vanguardas artísticas. O Fauvismo e o início das vanguardas artísticas em França. Matisse e o Fauvismo. Outros nomes do Fauvismo.

Bibliografia:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.