Sumários
Continuação do estudo do informalismo europeu: signo e espaço. A abstracção geométrica. O Neo-dadaísmo e a transição para a década de 1960
10 Janeiro 2023, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
O caso de Fontana: gesto, matéria e espaço. A síntese do informalismo: o caso Tàpies. A abstracção geométrica e a op art. O neo-dadaísmo e as mudanças de paradigma da arte depois do tempo da abstracção. A recuperação do movimento Dada. Entre o monocromo abstracto e o Neo-dadaísmo. Os casos de Jasper Johns e Robert Rauschenberg.
Bibliografia Geral
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.
O Nouveau réalisme francês. A Pop Art inglesa e norte-americana
10 Janeiro 2023, 10:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
O Nouveau réalisme francês. Pierre Restany e o «ready made operativo». Os artistas do Nouveau réalisme. Os casos de Yves Klein e de Manzoni. A Pop Arte enquanto situação Neo-dada. As origens da Pop art em Inglaterra e os seus artistas. A Pop Art norte-americana. O caso Andy Warhol.
Bibliografia geral:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- HEINICH, Nathalie, L’Art Contemporain exposé aux rejets. Études de cas, Éditions Jacqueline Chambom, 1998
- JIMENEZ, Marc, La querelle de l’art contemporain, Éditions Gallimard, 2005
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
- VERGINE, Lea, When Trash Becomes Art: Trash rubbish mongo, Skira Editore, 2007.
O Nouveau réalisme francês. A Pop Art inglesa e norte-americana
9 Janeiro 2023, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
O Nouveau réalisme francês. Pierre
Restany e o «ready made operativo». Os artistas do nouveau réalisme.
Os casos de Yves Klein e de Manzoni.
A Pop Arte enquanto situação Neo-dada. As origens da Pop art em Inglaterra e os seus artistas. A Pop Art norte-americana. O caso Andy Warhol.
Bibliografia geral:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- HEINICH, Nathalie, L’Art Contemporain exposé aux rejets. Études de cas, Éditions Jacqueline Chambom, 1998
- JIMENEZ, Marc, La querelle de l’art contemporain, Éditions Gallimard, 2005
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
- VERGINE, Lea, When Trash Becomes Art: Trash rubbish mongo, Skira Editore, 2007.
A arte do segundo pós-Guerra e o domínio da abstracção. A Escola norte-americana: a pintura de acção e o espacialismo. O informalismo Europeu.
13 Dezembro 2022, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A arte do segundo Pós-Guerra: a afirmação da escola norte-americana. A pintura de acção. O caso Pollock. O espacialismo e os campos de cor. O informalismo europeu: a arte sob o signo do gesto e da matéria.
A
abstracção e o despertar do Holocausto. O grupo Abstraction-Création. A
abstração geométrica e lírica. A pintura na Europa no pós-Guerra: o gesto e a
matéria sob o signo da abstracção. O informalismo gestual: Hartung; Wols;
Georges Mathieu. O informalismo matérico: Burri e Fontana. Os Grupos «El Paso»
e «Cobra»
Bibliografia geral:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.
Continuação do estudo do informalismo europeu: signo e espaço. A abstracção geométrica. O Neo-dadaísmo e a transição para a década de 1960
12 Dezembro 2022, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
O caso de Fontana: gesto, matéria e espaço. A síntese do informalismo: o caso Tàpies. A abstracção geométrica e a op art. O neo-dadaísmo e as mudanças de paradigma da arte depois do tempo da abstracção. A recuperação do movimento Dada. Entre o monocromo abstracto e o Neo-dadaísmo. Os casos de Jasper Johns e Robert Rauschenberg.
Bibliografia Geral:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.