Sumários

Continuação do estudo do expressionismo alemão: o Grupo «Der Blaue Reiter». Kandinsky e a questão da abstracção

11 Outubro 2022, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Diferenças do grupo Die Brücke com o Fauvismo. O Grupo Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul]: a sua formação: o Almanaque e as exposições do grupo. A abstracção de Kandinsky: a primeira fase e «Do Espiritual na Arte». A abstracção da fase Bauhaus e «Ponto, Linha, Plano. A última fase. A obra do grupo de editores da Der Blaue Reiter e o caso de Paul Klee.

Bibliografia geral de referência:

AA.VV. , Arte e Abstracção (Actas das conferências de Maio 2007), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2008

ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.

DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.

FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.

OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.

RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.

ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


Continuação do estudo do expressionismo alemão: o Grupo «Der Blaue Reiter». Kandinsky e a questão da abstracção

10 Outubro 2022, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Diferenças do grupo Die Brücke com o Fauvismo. O Grupo Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul]: a sua formação: o Almanaque e as exposições do grupo. A abstracção de Kandinsky: a primeira fase e «Do Espiritual na Arte». A abstracção da fase Bauhaus e «Ponto, Linha, Plano. A última fase. A obra do grupo de editores da Der Blaue Reiter e o caso de Paul Klee.

Bibliografia geral de referência:

  • AA.VV. , Arte e Abstracção (Actas das conferências de Maio 2007), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2008
  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


Matisse depois do Fauvismo. O caso de George Rouault. Introdução ao Expressionismo alemão: o Grupo «Die Brücke»

4 Outubro 2022, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O percurso de Matisse depois do Fauvismo. Esforço de caracterização do fauvismo enquanto movimento artístico. O caso de George Rouault, relações e diferenças com o fauvismo. Relações e Matisse e de Rouault com o expressionismo. Introdução ao Expressionismo: uma estética dionisíaca, existencialista e vitalista. O Grupo Die Brücke [A Ponte]: os membros, os percursos, as características. A questão do primitivismo. O caso de Emil Nolde. A gravura e a escultura no grupo Die Brücke.

Bibliografia geral de referência:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


Matisse depois do Fauvismo. O caso de George Rouault. Introdução ao Expressionismo alemão: o Grupo «Die Brücke»

3 Outubro 2022, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O percurso de Matisse depois do Fauvismo. Esforço de caracterização do fauvismo enquanto movimento artístico. O caso de George Rouault, relações e diferenças com o fauvismo. Relações e Matisse e de Rouault com o expressionismo. Introdução ao Expressionismo: uma estética dionisíaca, existencialista e vitalista. O Grupo Die Brücke [A Ponte]: os membros, os percursos, as características. A questão do primitivismo. O caso de Emil Nolde. A gravura e a escultura no grupo Die Brücke.

Bibliografia geral de referência:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


Introdução às Primeiras Vanguardas Artísticas. Matisse e os inícios do Fauvismo

27 Setembro 2022, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Introdução às Primeiras Vanguardas artísticas. O Fauvismo e o início das vanguardas artísticas em França. Os inícios de Matisse e as suas relações com o Fauvismo.

Bibliografia geral de referência:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.