Sumários
Continuação do estudo do expressionismo alemão: o Grupo «Der Blaue Reiter». Kandinsky e a questão da abstracção
11 Outubro 2022, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Diferenças do grupo Die Brücke com o Fauvismo. O Grupo Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul]: a sua formação: o Almanaque e as exposições do grupo. A abstracção de Kandinsky: a primeira fase e «Do Espiritual na Arte». A abstracção da fase Bauhaus e «Ponto, Linha, Plano. A última fase. A obra do grupo de editores da Der Blaue Reiter e o caso de Paul Klee.
Bibliografia geral de referência:
AA.VV. , Arte e Abstracção (Actas
das conferências de Maio 2007), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2008
ARGAN, Giulio Carlo, El Arte
Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones
Akal, 1991.
DIAS, Fernando
Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica
e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia,
Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa:
Editorial Presença, 1988.
OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
RIOUT, Denis, Qu’est-ce
que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard,
2003.
Continuação do estudo do expressionismo alemão: o Grupo «Der Blaue Reiter». Kandinsky e a questão da abstracção
10 Outubro 2022, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Diferenças do grupo Die Brücke com o Fauvismo. O Grupo Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul]: a sua formação: o Almanaque e as exposições do grupo. A abstracção de Kandinsky: a primeira fase e «Do Espiritual na Arte». A abstracção da fase Bauhaus e «Ponto, Linha, Plano. A última fase. A obra do grupo de editores da Der Blaue Reiter e o caso de Paul Klee.
Bibliografia geral de referência:
- AA.VV. , Arte e Abstracção (Actas das conferências de Maio 2007), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2008
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
- FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.
Matisse depois do Fauvismo. O caso de George Rouault. Introdução ao Expressionismo alemão: o Grupo «Die Brücke»
4 Outubro 2022, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
O percurso de Matisse depois do Fauvismo. Esforço de caracterização do fauvismo enquanto movimento artístico. O caso de George Rouault, relações e diferenças com o fauvismo. Relações e Matisse e de Rouault com o expressionismo. Introdução ao Expressionismo: uma estética dionisíaca, existencialista e vitalista. O Grupo Die Brücke [A Ponte]: os membros, os percursos, as características. A questão do primitivismo. O caso de Emil Nolde. A gravura e a escultura no grupo Die Brücke.
Bibliografia geral de referência:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
- FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
Matisse depois do Fauvismo. O caso de George Rouault. Introdução ao Expressionismo alemão: o Grupo «Die Brücke»
3 Outubro 2022, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
O percurso de Matisse depois do Fauvismo. Esforço de caracterização do fauvismo enquanto movimento artístico. O caso de George Rouault, relações e diferenças com o fauvismo. Relações e Matisse e de Rouault com o expressionismo. Introdução ao Expressionismo: uma estética dionisíaca, existencialista e vitalista. O Grupo Die Brücke [A Ponte]: os membros, os percursos, as características. A questão do primitivismo. O caso de Emil Nolde. A gravura e a escultura no grupo Die Brücke.
Bibliografia geral de referência:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
- FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
Introdução às Primeiras Vanguardas Artísticas. Matisse e os inícios do Fauvismo
27 Setembro 2022, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Introdução às Primeiras Vanguardas artísticas. O Fauvismo e o início das vanguardas artísticas em França. Os inícios de Matisse e as suas relações com o Fauvismo.
Bibliografia geral de referência:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
- FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.