Sumários

O Futurismo e as artes. Introdução às Vanguardas Russas. O Suprematismo

31 Outubro 2022, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Panorama do futurismo nas diferentes artes. Os futurismos periféricos. Introdução às Vanguardas Russas. Malevich e o Suprematismo. O quadrado Negro sobre Fundo Branco e as origens do Supremativismo. Os desenvolvimentos do Suprematismo Dinâmico. Os últimos anos de Malevich.

Bibliografia geral:

  • AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
  • AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


Picasso e as fases do Cubismo Picasso depois do Cubismo. Introdução ao movimento futurista. Fases e caracterização do Futurismo. O Futurismo, as artes e a política.

25 Outubro 2022, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O cubismo sintético: a questão da «collage» e da «assemblage». O cubismo enquanto problema de representação. Outros pintores do cubismo: o cubismo militante. Picasso depois do Cubismo. O caso de Guernica. A última fase de Picasso. O manifesto futurista e introdução ao movimento. Fases do futurismo. Os pintores do futurismo e as suas estratégias plásticas. A representação do movimento: o tempo no futurismo (e diferenças com o cubismo). Panorama do futurismo nas diferentes artes.

Bibliografia geral de referência:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • CABANNE, Pierre, O Cubismo, Porto: Rés Editora, s/data.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • GLEIZES, Albert; METZINGER, J., Sobre el Cubismo, Valencia : Artes Graficas Soler, 1986.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


Picasso e as fases do Cubismo Picasso depois do Cubismo. Introdução ao movimento futurista. Fases e caracterização do Futurismo. O Futurismo, as artes e a política.

24 Outubro 2022, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O cubismo sintético: a questão da «collage» e da «assemblage». O cubismo enquanto problema de representação. Outros pintores do cubismo: o cubismo militante. Picasso depois do Cubismo. O caso de Guernica. A última fase de Picasso. O manifesto futurista e introdução ao movimento. Fases do futurismo. Os pintores do futurismo e as suas estratégias plásticas. A representação do movimento: o tempo no futurismo (e diferenças com o cubismo). Panorama do futurismo nas diferentes artes.

Bibliografia geral de referência:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • CABANNE, Pierre, O Cubismo, Porto: Rés Editora, s/data.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • GLEIZES, Albert; METZINGER, J., Sobre el Cubismo, Valencia : Artes Graficas Soler, 1986.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


O expressionismo Austríaco e o expressionismo nas várias artes. Picasso antes do cubismo. Les Demoiselles d’Avignon e as primeiras fases do cubismo

18 Outubro 2022, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O Expressionismo austríaco. Panorama do expressionismo nas várias artes. Picasso antes do Cubismo: A fase azul e rosa de Picasso. O caso da pintura «Les Demoiselles d’Avignon». Introdução às fases do Cubismo: cézanniano, analítico e sintético. Entendimentos do Cubismo: o cubismo e o problema da representação; O cubismo e a quarta dimensão; a questão do tempo e do espaço no cubismo.

Bibliografia geral de referência:

ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.

CABANNE, Pierre, O Cubismo, Porto: Rés Editora, s/data.

DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.

DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.

FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.

RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


O expressionismo Austríaco e o expressionismo nas várias artes. Picasso antes do cubismo. «Les Demoiselles d’Avignon» e as primeiras fases do cubismo

17 Outubro 2022, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O Expressionismo austríaco. Panorama do expressionismo nas várias artes. Picasso antes do Cubismo: A fase azul e rosa de Picasso. O caso da pintura «Les Demoiselles d’Avignon». Introdução às fases do Cubismo: cézanniano, analítico e sintético. Entendimentos do Cubismo: o cubismo e o problema da representação; O cubismo e a quarta dimensão; a questão do tempo e do espaço no cubismo.

Bibliografia geral de referência:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • CABANNE, Pierre, O Cubismo, Porto: Rés Editora, s/data.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.