Sumários

A arte entre-Guerras: o regresso à ordem

21 Novembro 2022, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A arte entre-Guerras: Cocteau e o «regresso à ordem». A Arte Deco. Os realismos entre-Guerras: a «Nova Objectividade alemã»; os muralistas mexicanos; o realismo nos Estados Unidos. Arte e Propaganda.

Bibliografia geral:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino  Thames and Hudson, 1996 (1988).
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


O Construtivismo Russo. Mondrian e o Neoplasticismo. A escultura nas primeiras vanguardas.

15 Novembro 2022, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A Escola Vkhutemas. As mulheres artistas e as vanguardas russas. As vanguardas russas e as artes. O Construtivismo. Mondrian e o Neoplasticismo. O grupo «De Stijl». A escultura e as primeiras vanguardas: cubismo, futurismo e expressionismo na escultura. O caso de Brancusi.

Bibliografia Geral

  • AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
  • AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


Dada e Marcel Duchamp

14 Novembro 2022, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

As origens históricas do Movimento Dada e os seus desenvolvimentos. As acções do Cabaret Voltaire e os manifestos de Tzara. As extensões alemãs e parisienses de Dada. Marcel Duchamp e o ready made.

Bibliografia Geral

  • AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino  Thames and Hudson, 1996 (1988).
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


O Futurismo e as artes. Introdução às Vanguardas Russas. O Suprematismo.

8 Novembro 2022, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Panorama do futurismo nas diferentes artes. Os futurismos periféricos. Introdução às Vanguardas Russas. Malevich e o Suprematismo. O quadrado Negro sobre Fundo Branco e as origens do Supremativismo. Os desenvolvimentos do Suprematismo Dinâmico. Os últimos anos de Malevich.

Bibliografia geral:

  • AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
  • AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


O Construtivismo Russo. Mondrian e o Neoplasticismo. A escultura nas primeiras vanguardas.

7 Novembro 2022, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A Escola Vkhutemas. As mulheres artistas e as vanguardas russas. As vanguardas russas e as artes. O Construtivismo. Mondrian e o Neoplasticismo. O grupo «De Stijl». A escultura e as primeiras vanguardas: cubismo, futurismo e expressionismo na escultura. O caso de Brancusi.

Bibliografia Geral

  • AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
  • AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Invesrtigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.