Sumários
A Pop Art inglesa e norte-americana
3 Janeiro 2025, 15:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A Pop Arte enquanto situação Neo-dada. As origens da pop art em Inglaterra e os seus artistas. A Pop Art norte-americana. O caso Andy Warhol.
Bibliografia essencial de apoio:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- HEINICH, Nathalie, L’Art Contemporain exposé aux rejets. Études de cas, Éditions Jacqueline Chambom, 1998
- JIMENEZ, Marc, La querelle de l’art contemporain, Éditions Gallimard, 2005
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
- VERGINE, Lea, When Trash Becomes Art: Trash rubbish mongo, Skira Editore, 2007.
A Pop Art inglesa e norte-americana
3 Janeiro 2025, 15:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A Pop Arte enquanto situação Neo-dada. As origens da pop art em Inglaterra e os seus artistas. A Pop Art norte-americana. O caso Andy Warhol.
Bibliografia essencial de apoio:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- HEINICH, Nathalie, L’Art Contemporain exposé aux rejets. Études de cas, Éditions Jacqueline Chambom, 1998
- JIMENEZ, Marc, La querelle de l’art contemporain, Éditions Gallimard, 2005
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
- VERGINE, Lea, When Trash Becomes Art: Trash rubbish mongo, Skira Editore, 2007.
O nouveau réalisme francês.
17 Dezembro 2024, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
O nouveau réalisme francês. Pierre Restany e o «ready made operativo». Os artistas do nouveau réalisme. Os casos de Yves Klein e de Manzoni.
Bibliografia essencial de apoio:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- HEINICH, Nathalie, L’Art Contemporain exposé aux rejets. Études de cas, Éditions Jacqueline Chambom, 1998
- JIMENEZ, Marc, La querelle de l’art contemporain, Éditions Gallimard, 2005
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
- VERGINE, Lea, When Trash Becomes Art: Trash rubbish mongo, Skira Editore, 2007.
O nouveau réalisme francês.
16 Dezembro 2024, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
O nouveau réalisme francês. Pierre Restany e o «ready made operativo». Os artistas do nouveau réalisme. Os casos de Yves Klein e de Manzoni.
Bibliografia essencial de apoio:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- HEINICH, Nathalie, L’Art Contemporain exposé aux rejets. Études de cas, Éditions Jacqueline Chambom, 1998
- JIMENEZ, Marc, La querelle de l’art contemporain, Éditions Gallimard, 2005
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
- VERGINE, Lea, When Trash Becomes Art: Trash rubbish mongo, Skira Editore, 2007.
Continuação do estudo do informalismo europeu: signo e espaço. A abstracção geométrica. A Op Art. O minimalismo. O Neo-dadaísmo e a transição para a década de 1960
10 Dezembro 2024, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
O caso de Fontana: gesto, matéria e espaço. A síntese do informalismo: o caso Tàpies.
A abstracção geométrica e a Op art. As
Novas-Abstracções. O minimalismo.
O neo-dadaísmo e as mudanças
de paradigma da arte depois do tempo da abstracção. A recuperação do movimento
Dada. Entre o monocromo abstracto e o Neo-dadaísmo. Os casos de Jasper Johns e
Robert Rauschenberg.
Bibliografia essencial de apoio:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.