Sumários

A Pop Art inglesa e norte-americana

3 Janeiro 2025, 15:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A Pop Arte enquanto situação Neo-dada. As origens da pop art em Inglaterra e os seus artistas. A Pop Art norte-americana. O caso Andy Warhol.

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991. 
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988. 
  • HEINICH, Nathalie, L’Art Contemporain exposé aux rejets. Études de cas, Éditions Jacqueline Chambom, 1998
  • JIMENEZ, Marc, La querelle de l’art contemporain, Éditions Gallimard, 2005
  • LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
  • MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
  • VERGINE, Lea, When Trash Becomes Art: Trash rubbish mongo, Skira Editore, 2007.


A Pop Art inglesa e norte-americana

3 Janeiro 2025, 15:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A Pop Arte enquanto situação Neo-dada. As origens da pop art em Inglaterra e os seus artistas. A Pop Art norte-americana. O caso Andy Warhol.

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991. 
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988. 
  • HEINICH, Nathalie, L’Art Contemporain exposé aux rejets. Études de cas, Éditions Jacqueline Chambom, 1998
  • JIMENEZ, Marc, La querelle de l’art contemporain, Éditions Gallimard, 2005
  • LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
  • MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
  • VERGINE, Lea, When Trash Becomes Art: Trash rubbish mongo, Skira Editore, 2007.


O nouveau réalisme francês.

17 Dezembro 2024, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O nouveau réalisme francês. Pierre Restany e o «ready made operativo». Os artistas do nouveau réalisme. Os casos de Yves Klein e de Manzoni.

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991. 
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988. 
  • HEINICH, Nathalie, L’Art Contemporain exposé aux rejets. Études de cas, Éditions Jacqueline Chambom, 1998
  • JIMENEZ, Marc, La querelle de l’art contemporain, Éditions Gallimard, 2005
  • LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
  • MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
  • VERGINE, Lea, When Trash Becomes Art: Trash rubbish mongo, Skira Editore, 2007.



O nouveau réalisme francês.

16 Dezembro 2024, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O nouveau réalisme francês. Pierre Restany e o «ready made operativo». Os artistas do nouveau réalisme. Os casos de Yves Klein e de Manzoni.

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991. 
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988. 
  • HEINICH, Nathalie, L’Art Contemporain exposé aux rejets. Études de cas, Éditions Jacqueline Chambom, 1998
  • JIMENEZ, Marc, La querelle de l’art contemporain, Éditions Gallimard, 2005
  • LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
  • MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
  • VERGINE, Lea, When Trash Becomes Art: Trash rubbish mongo, Skira Editore, 2007.


Continuação do estudo do informalismo europeu: signo e espaço. A abstracção geométrica. A Op Art. O minimalismo. O Neo-dadaísmo e a transição para a década de 1960

10 Dezembro 2024, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O caso de Fontana: gesto, matéria e espaço. A síntese do informalismo: o caso Tàpies.

A abstracção geométrica e a Op art. As Novas-Abstracções. O minimalismo.

O neo-dadaísmo e as mudanças de paradigma da arte depois do tempo da abstracção. A recuperação do movimento Dada. Entre o monocromo abstracto e o Neo-dadaísmo. Os casos de Jasper Johns e Robert Rauschenberg.

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino  Thames and Hudson, 1996 (1988).
  • LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
  • MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.