Sumários

Introdução ao movimento futurista. A pintura e a escultura futurista. Diferenças entre o Cubismo e o Futurismo na pintura. O Futurismo e as artes. Introdução às Vanguardas Russas.

4 Novembro 2024, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O manifesto futurista e introdução ao movimento. Fases do futurismo. Os pintores do futurismo e as suas estratégias plásticas. A representação do movimento: o tempo no futurismo (e diferenças com o cubismo). Panorama do futurismo nas diferentes artes. Os futurismos periféricos. Introdução às Vanguardas Russas.

Bibliografia essencial de apoio:

  • AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
  • AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


Introdução ao movimento futurista. A pintura e a escultura futurista. Diferenças entre o Cubismo e o Futurismo na pintura. O Futurismo e as artes. Introdução às Vanguardas Russas.

29 Outubro 2024, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O manifesto futurista e introdução ao movimento. Fases do futurismo. Os pintores do futurismo e as suas estratégias plásticas. A representação do movimento: o tempo no futurismo (e diferenças com o cubismo). Panorama do futurismo nas diferentes artes. Os futurismos periféricos. Introdução às Vanguardas Russas.

Bibliografia essencial de apoio:

  • AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
  • AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


Picasso e o Cubismo. Picasso antes do cubismo. Picasso e Braque: as fases do Cubismo. O Cubismo Militante. Picasso depois do Cubismo.

28 Outubro 2024, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Picasso antes do Cubismo: As fases azul e rosa de Picasso. O caso da pintura «Les Demoiselles d’Avignon». As fases do Cubismo: cézanniana, analítica/hermética e sintética. Entendimentos do Cubismo: o cubismo e o problema da representação; O cubismo e a quarta dimensão; a questão do tempo. O cubismo enquanto problema de representação. Outros pintores do Cubismo: o Cubismo Militante. Picasso depois do Cubismo. O caso de Guernica. A última fase de Picasso.

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • CABANNE, Pierre, O Cubismo, Porto: Rés Editora, s/data.
  • DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


Picasso e o Cubismo. Picasso antes do cubismo. Picasso e Braque: as fases do Cubismo. O Cubismo Militante. Picasso depois do Cubismo.

22 Outubro 2024, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Picasso antes do Cubismo: As fases azul e rosa de Picasso. O caso da pintura «Les Demoiselles d’Avignon». As fases do Cubismo: cézanniana, analítica/hermética e sintética. Entendimentos do Cubismo: o cubismo e o problema da representação; O cubismo e a quarta dimensão; a questão do tempo. O cubismo enquanto problema de representação. Outros pintores do Cubismo: o Cubismo Militante. Picasso depois do Cubismo. O caso de Guernica. A última fase de Picasso.

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • CABANNE, Pierre, O Cubismo, Porto: Rés Editora, s/data.
  • DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


O grupo «Der Blaue Reiter». Kandisnky e a abstracção: as várias fases de Kandinsky. Panorama do expressionismo alemão e austríaco.

21 Outubro 2024, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O Grupo Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul]: a sua formação: o Almanaque e as exposições do grupo. A abstracção de Kandinsky: a primeira fase e «Do Espiritual na Arte». A abstracção da fase Bauhaus e «Ponto, Linha, Plano. A última fase de Kandinsky. Outros artistas da Der Blaue Reiter

O Expressionismo austríaco. Panorama do expressionismo nas várias artes.

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.