Sumários
Continuação do estudo do informalismo europeu: signo e espaço. A abstracção geométrica. A Op Art. O minimalismo. O Neo-dadaísmo e a transição para a década de 1960
9 Dezembro 2024, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Continuação do estudo do informalismo europeu: signo e espaço. A
abstracção geométrica. A Op Art. O minimalismo. O Neo-dadaísmo e a transição
para a década de 1960
O caso de Fontana: gesto, matéria e
espaço. A síntese do informalismo: o caso Tàpies.
A abstracção geométrica e a Op art. As
Novas-Abstracções. O minimalismo.
O neo-dadaísmo e as mudanças
de paradigma da arte depois do tempo da abstracção. A recuperação do movimento
Dada. Entre o monocromo abstracto e o Neo-dadaísmo. Os casos de Jasper Johns e
Robert Rauschenberg.
Bibliografia essencial de apoio:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.
A arte do segundo pós-Guerra e o domínio da abstracção. A Escola norte-americana: a pintura de acção e o espacialismo. O informalismo Europeu.
3 Dezembro 2024, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A arte do segundo Pós-Guerra: a afirmação da escola norte-americana. A pintura de acção. O caso Pollock. O espacialismo e os campos de cor. O informalismo europeu: a arte sob o signo do gesto e da matéria.
A
abstracção e o despertar do Holocausto. O grupo Abstraction-Création. A
abstração geométrica e lírica. A pintura na Europa no pós-Guerra: o gesto e a
matéria sob o signo da abstracção. O informalismo gestual: Hartung; Wols;
Georges Mathieu. O informalismo matérico: Burri e Fontana. Os Grupos «El Paso» e «Cobra»
Bibliografia essencial de apoio:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.
A arte do segundo pós-Guerra e o domínio da abstracção. A Escola norte-americana: a pintura de acção e o espacialismo. O informalismo Europeu.
2 Dezembro 2024, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A arte do segundo Pós-Guerra: a afirmação da escola norte-americana. A pintura de acção. O caso Pollock. O espacialismo e os campos de cor. O informalismo europeu: a arte sob o signo do gesto e da matéria.
A
abstracção e o despertar do Holocausto. O grupo Abstraction-Création. A
abstração geométrica e lírica. A pintura na Europa no pós-Guerra: o gesto e a
matéria sob o signo da abstracção. O informalismo gestual: Hartung; Wols;
Georges Mathieu. O informalismo matérico: Burri e Fontana. Os Grupos «El Paso» e «Cobra»
Bibliografia essencial de apoio:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.
A arte entre-Guerras: o regresso à ordem. O Surrealismo
26 Novembro 2024, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A arte entre-Guerras: Cocteau e o «regresso à ordem». A Arte Deco. Os realismos entre-Guerras: a «Nova Objectividade alemã»; os muralistas mexicanos; o realismo nos Estados Unidos. Arte e Propaganda.
O Surrealismo. O primeiro
manifesto de Breton. As heranças da pintura metafísica e a primeira construção
de um imaginário pictórico do surrealismo: Max Ernest e Dali. Os casos de
Magritte e Miró. A colagem surrealista, o «cadavre exquis» e o «object trouvé».
Bibliografia essencial de apoio:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.
A arte entre-Guerras: o regresso à ordem. O Surrealismo
25 Novembro 2024, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A arte entre-Guerras: Cocteau e o «regresso à ordem». A Arte Deco. Os realismos entre-Guerras: a «Nova Objectividade alemã»; os muralistas mexicanos; o realismo nos Estados Unidos. Arte e Propaganda.
O Surrealismo. O primeiro
manifesto de Breton. As heranças da pintura metafísica e a primeira construção
de um imaginário pictórico do surrealismo: Max Ernest e Dali. Os casos de
Magritte e Miró. A colagem surrealista, o «cadavre exquis» e o «object trouvé».
Bibliografia essencial de apoio:
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.