Sumários

Continuação do estudo do informalismo europeu: signo e espaço. A abstracção geométrica. A Op Art. O minimalismo. O Neo-dadaísmo e a transição para a década de 1960

9 Dezembro 2024, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Continuação do estudo do informalismo europeu: signo e espaço. A abstracção geométrica. A Op Art. O minimalismo. O Neo-dadaísmo e a transição para a década de 1960

O caso de Fontana: gesto, matéria e espaço. A síntese do informalismo: o caso Tàpies.

A abstracção geométrica e a Op art. As Novas-Abstracções. O minimalismo.

O neo-dadaísmo e as mudanças de paradigma da arte depois do tempo da abstracção. A recuperação do movimento Dada. Entre o monocromo abstracto e o Neo-dadaísmo. Os casos de Jasper Johns e Robert Rauschenberg.

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino  Thames and Hudson, 1996 (1988).
  • LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
  • MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Imatérielle de l’Art Moderne, Larousse, 2004.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


A arte do segundo pós-Guerra e o domínio da abstracção. A Escola norte-americana: a pintura de acção e o espacialismo. O informalismo Europeu.

3 Dezembro 2024, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A arte do segundo Pós-Guerra: a afirmação da escola norte-americana. A pintura de acção. O caso Pollock. O espacialismo e os campos de cor. O informalismo europeu: a arte sob o signo do gesto e da matéria.

A abstracção e o despertar do Holocausto. O grupo Abstraction-Création. A abstração geométrica e lírica. A pintura na Europa no pós-Guerra: o gesto e a matéria sob o signo da abstracção. O informalismo gestual: Hartung; Wols; Georges Mathieu. O informalismo matérico: Burri e Fontana. Os Grupos «El Paso» e «Cobra»

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino  Thames and Hudson, 1996 (1988).
  • LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


A arte do segundo pós-Guerra e o domínio da abstracção. A Escola norte-americana: a pintura de acção e o espacialismo. O informalismo Europeu.

2 Dezembro 2024, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A arte do segundo Pós-Guerra: a afirmação da escola norte-americana. A pintura de acção. O caso Pollock. O espacialismo e os campos de cor. O informalismo europeu: a arte sob o signo do gesto e da matéria.

A abstracção e o despertar do Holocausto. O grupo Abstraction-Création. A abstração geométrica e lírica. A pintura na Europa no pós-Guerra: o gesto e a matéria sob o signo da abstracção. O informalismo gestual: Hartung; Wols; Georges Mathieu. O informalismo matérico: Burri e Fontana. Os Grupos «El Paso» e «Cobra»

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino  Thames and Hudson, 1996 (1988).
  • LUCIE-SMITH, Edward; Movements in art since 1945 (new edition), New York, London: Thames & Hudson, 2000.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


A arte entre-Guerras: o regresso à ordem. O Surrealismo

26 Novembro 2024, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A arte entre-Guerras: Cocteau e o «regresso à ordem». A Arte Deco. Os realismos entre-Guerras: a «Nova Objectividade alemã»; os muralistas mexicanos; o realismo nos Estados Unidos. Arte e Propaganda.

O Surrealismo. O primeiro manifesto de Breton. As heranças da pintura metafísica e a primeira construção de um imaginário pictórico do surrealismo: Max Ernest e Dali. Os casos de Magritte e Miró. A colagem surrealista, o «cadavre exquis» e o «object trouvé».

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino  Thames and Hudson, 1996 (1988).
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.


A arte entre-Guerras: o regresso à ordem. O Surrealismo

25 Novembro 2024, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

A arte entre-Guerras: Cocteau e o «regresso à ordem». A Arte Deco. Os realismos entre-Guerras: a «Nova Objectividade alemã»; os muralistas mexicanos; o realismo nos Estados Unidos. Arte e Propaganda.

O Surrealismo. O primeiro manifesto de Breton. As heranças da pintura metafísica e a primeira construção de um imaginário pictórico do surrealismo: Max Ernest e Dali. Os casos de Magritte e Miró. A colagem surrealista, o «cadavre exquis» e o «object trouvé».

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino  Thames and Hudson, 1996 (1988).
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
  • ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.