Sumários
Não houve aula (ver aula-extra de compensação)
19 Novembro 2024, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Não houve aula (ver aula-extra de compensação)
A escultura nas primeiras vanguardas. Dada e Marcel Duchamp
18 Novembro 2024, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A escultura e as primeiras vanguardas: cubismo, futurismo e expressionismo na escultura. O caso de Brancusi. As origens históricas do Movimento Dada e os seus desenvolvimentos. As acções do Cabaret Voltaire e os manifestos de Tzara. As extensões alemãs e parisienses de Dada. Marcel Duchamp e o ready made.
Bibliografia essencial de apoio:
- AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
A escultura nas primeiras vanguardas. Dada e Marcel Duchamp
12 Novembro 2024, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
A escultura e as primeiras vanguardas: cubismo, futurismo e expressionismo na escultura. O caso de Brancusi. As origens históricas do Movimento Dada e os seus desenvolvimentos. As acções do Cabaret Voltaire e os manifestos de Tzara. As extensões alemãs e parisienses de Dada. Marcel Duchamp e o ready made.
Bibliografia essencial de apoio:
- AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- GOLDBERG, Roselee, Performance Art. Desde el futurismo hasta el presente, Barcelona: Ediciones Destino Thames and Hudson, 1996 (1988).
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
Malevitch e o Suprematismo. O Construtivismo Russo. Mondrian e o Neoplasticismo. Introdução ao movimento Dada.
11 Novembro 2024, 17:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Malevich e o Suprematismo. O quadrado Negro sobre Fundo Branco e as origens do Suprematismo. Os desenvolvimentos do Suprematismo Dinâmico. Os últimos anos de Malevich.
A Escola Vkhutemas. As mulheres
artistas e as vanguardas russas. As vanguardas russas e as artes. O
Construtivismo.
Mondrian e o Neoplasticismo. O
grupo «De Stijl».
Bibliografia
essencial de apoio:
- AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
- AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.
Malevitch e o Suprematismo. O Construtivismo Russo. Mondrian e o Neoplasticismo. Introdução ao movimento Dada.
5 Novembro 2024, 14:00 • Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias
Malevich e o Suprematismo. O quadrado Negro sobre Fundo Branco e as origens do Suprematismo. Os desenvolvimentos do Suprematismo Dinâmico. Os últimos anos de Malevich.
A Escola Vkhutemas. As mulheres
artistas e as vanguardas russas. As vanguardas russas e as artes. O
Construtivismo.
Mondrian e o Neoplasticismo. O
grupo «De Stijl».
Bibliografia
essencial de apoio:
- AA.VV. , Aux Origines de l’Abstraction, 1800-1914, Paris: Musée d’Orsay, 2004.
- AA.VV. , As Artes Visuais e as outras artes – As Primeiras Vanguardas (Expressionismo; Futurismo; As Vanguardas Russas; Dadaísmo) (Actas das conferências de Maio 2006), Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, 2007
- ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
- DAIX, Pierre; Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
- DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Diereito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
- FUSCO, Renato de; História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
- OSBORNE, Harold; Abstraction and artifice in Twentieth-Century Art, Oxford: Claredon Press, 1979.
- RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.
- ROQUES, Georges, Qu’est-ce que l’art abstrait?, Paris: Éditions Gallimard Fayard, 2003.