Sumários

O grupo «Der Blaue Reiter». Kandisnky e a abstracção: as várias fases de Kandinsky. Panorama do expressionismo alemão e austríaco.

15 Outubro 2024, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O Grupo Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul]: a sua formação: o Almanaque e as exposições do grupo. A abstracção de Kandinsky: a primeira fase e «Do Espiritual na Arte». A abstracção da fase Bauhaus e «Ponto, Linha, Plano. A última fase de Kandinsky. Outros artistas da Der Blaue Reiter

O Expressionismo austríaco. Panorama do expressionismo nas várias artes.

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


Não houve aula (ver aula-extra de compensação)

14 Outubro 2024, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

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Inicio dos estudos das Primeiras Vanguardas Artísticas. O Fauvismo. Introdução ao Expressionismo: O Grupos Die Brücke.

8 Outubro 2024, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Inicio dos estudos das Primeiras Vanguardas Artísticas. Introdução às Vanguardas Artísticas. O Fauvismo e o início das vanguardas artísticas em França. Matisse e o Fauvismo. Outros nomes do Fauvismo. O percurso de Matisse depois do Fauvismo. Esforço de caracterização do fauvismo enquanto movimento artístico. O caso de George Rouault, relações e diferenças com o fauvismo. Relações e Matisse e de Rouault com o expressionismo.

Introdução ao expressionismo alemão. Introdução ao Expressionismo: uma estética dionisíaca, existencialista e vitalista. O Grupo Die Brücke [A Ponte]: os membros, os percursos, as características. A questão do primitivismo. O caso de Emil Nolde. A gravura e a escultura no grupo Die Brücke. Diferenças do grupo Die Brücke com o Fauvismo.

 Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.



Inicio dos estudos das Primeiras Vanguardas Artísticas. O Fauvismo. Introdução ao Expressionismo: O Grupos Die Brücke.

7 Outubro 2024, 17:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

Inicio dos estudos das Primeiras Vanguardas Artísticas. Introdução às Vanguardas Artísticas. O Fauvismo e o início das vanguardas artísticas em França. Matisse e o Fauvismo. Outros nomes do Fauvismo. O percurso de Matisse depois do Fauvismo. Esforço de caracterização do fauvismo enquanto movimento artístico. O caso de George Rouault, relações e diferenças com o fauvismo. Relações e Matisse e de Rouault com o expressionismo.

Introdução ao expressionismo alemão. Introdução ao Expressionismo: uma estética dionisíaca, existencialista e vitalista. O Grupo Die Brücke [A Ponte]: os membros, os percursos, as características. A questão do primitivismo. O caso de Emil Nolde. A gravura e a escultura no grupo Die Brücke. Diferenças do grupo Die Brücke com o Fauvismo.

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.
  • DIAS, Fernando Rosa, «A Representação na encruzilhada das Vanguardas Históricas», in Representação. Fonte inesgotável de Polémica e Práxis – Transversalidade na Investigação em Artes Visuais, Filosofia, Dramaturgia e Direito, Lisboa: FBAUL-CIEBA, 2013, pp.99-125.
  • FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • RIOUT, Denis, Qu’est-ce que l’art moderne?, Paris: Éditions Gallimard, 2000.


Manet e o Impressionismo. O Pós-Impressionismo

1 Outubro 2024, 14:00 Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias

O caso Manet. O ar livrismo e a arte moderna: Naturalismo e Impressionismo. O Pós-impressionismo. O Simbolismo e a Arte Nova. Introdução às Vanguardas artísticas. 

Bibliografia essencial de apoio:

  • ARGAN, Giulio Carlo, El Arte Moderno. Del Iluminismo a los movimientos contemporáneos, Madrid: Ediciones Akal, 1991.
  • DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Olide Jacob, 2000.