Sumários

Relações de continuidade e descontinuidade entre linha e mancha.

19 Abril 2024, 14:00 João Nunes Mangas Catarino

Linha contínua sem levantar a mão do papel.

composição entre linha e mancha continua sem levantar a mão do papel. Contraste linha e mancha, zonas sinuosas 
versus zonas de maior serenidade na expressão do objecto natural representado. 


Desenho de observação de “formas naturais” - desenho de linha - contorno lento.

19 Abril 2024, 10:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Desenhar a partir da observação directa dos referentes naturais presentes (pode(m) ou não ser o(s) mesmo(s) usado(s) no exercício anterior):

— Usar a linha para a representação e integrar a mancha para a modelação volumétrica;

— Novamente com uma representação a partir de contorno e intorno (lento e preciso) e acrescentar mancha para a modelação tonal, ou seja, o claro escuro.

— Usar a linha, novamente, como uma marca gráfica sensível que varia de intensidade ou espessura para traduzir e caracterizar as formas;

— Atender sempre às questões de fidelidade relativamente a proporções, configuração e detalhes do referente;

— Promover com intencionalidade a composição global da prancha – ocupação do espaço; densidade; etc.


Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução. 


Apresentação do tema.

18 Abril 2024, 14:00 Susana Oliveira

Apresentação do módulo 2-Formas naturais. Visualização de exemplos. Explanação do plano de aulas.


Linha e Cor. (Apresentação do Projecto 2).

18 Abril 2024, 10:00 Américo Luís Enes Marcelino

Desenvolvimento dos trabalhos relativos ao Projecto 1. A tradução linear da deambulação do olhar: perto vs longe; detalhe vs silhueta; espaço negativo vs positivo; registo objectivo vs induzido.  A sobreposição e fusão de registos: a sua diferenciação pela cor. Utilização de planos e manchas de cor como estratégia de destaque de fundos, recorte de formas ou exploração de dissonâncias. 
Apresentação do Projecto 2 “Micro/Macro” (em sala de aula/casa): registo objectivo de pormenores em grande formato; a transfiguração / reconfiguração do objecto pela ampliação exacerbada de uma forma natural (2 a 3 ensaios em formato A1).


Apresentação e início do módulo 2: “Formas naturais”.

16 Abril 2024, 17:00 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Apresentação do módulo 2: tipologia dos trabalhos a desenvolver e calendário.

Visualização de imagens de desenhos de artistas de referência no panorama histórico.

Reflexão em torno de três excertos de textos de Sara Simblet, Wucius Wong e Nathan Goldstein sobre observação, representação e a linha como abstração necessária e como fundamento elementar na representação do concreto. 

Primeira abordagem aos modelos disponíveis na sala a partir de registos essencialmente a partir da linha: qualidade gráfica da linha associada à expressão sensível e diagramática; leitura descritiva das formas tendo em conta a relação forma/fundo. Realização de dois ou mais desenhos.

 

Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.