Sumários
Relações de continuidade e descontinuidade entre linha e mancha.
19 Abril 2024, 14:00 • João Nunes Mangas Catarino
Linha contínua sem levantar a mão do papel.
Desenho de observação de “formas naturais” - desenho de linha - contorno lento.
19 Abril 2024, 10:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Desenhar a partir da observação directa dos referentes naturais presentes (pode(m) ou não ser o(s) mesmo(s) usado(s) no exercício anterior):
— Usar a linha para a representação e integrar a mancha para a modelação volumétrica;
— Novamente com uma representação a partir de contorno e intorno (lento e preciso) e acrescentar mancha para a modelação tonal, ou seja, o claro escuro.
— Usar a linha, novamente, como uma marca gráfica sensível que varia de intensidade ou espessura para traduzir e caracterizar as formas;
— Atender sempre às questões de fidelidade relativamente a proporções, configuração e detalhes do referente;
— Promover com intencionalidade a composição global da prancha – ocupação do espaço; densidade; etc.
Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.
Apresentação do tema.
18 Abril 2024, 14:00 • Susana Oliveira
Apresentação do módulo 2-Formas naturais. Visualização de exemplos. Explanação do plano de aulas.
Linha e Cor. (Apresentação do Projecto 2).
18 Abril 2024, 10:00 • Américo Luís Enes Marcelino
Apresentação e início do módulo 2: “Formas naturais”.
16 Abril 2024, 17:00 • Filipe Manuel Ribeiro de Abreu
Apresentação do módulo 2: tipologia dos trabalhos a desenvolver e calendário.
Visualização de imagens de desenhos de artistas de referência no panorama histórico.
Reflexão em torno de três excertos de textos de Sara Simblet, Wucius Wong e Nathan Goldstein sobre observação, representação e a linha como abstração necessária e como fundamento elementar na representação do concreto.
Primeira abordagem aos modelos disponíveis na sala a partir de registos essencialmente a partir da linha: qualidade gráfica da linha associada à expressão sensível e diagramática; leitura descritiva das formas tendo em conta a relação forma/fundo. Realização de dois ou mais desenhos.
Apoio individualizado e comentários aos desenhos dos alunos durante a respetiva execução.